Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Wellisson Guilhermino Pereira da
dc.date.accessioned2025-08-06T19:21:59Z
dc.date.available2025-08-06
dc.date.available2025-08-06T19:21:59Z
dc.date.issued2024-08-29
dc.identifier.citationSILVA, Wellisson Guilhermino Pereira da. Das imagens-lixo às imagens-selvagens: instaurações em coautoria com inteligências artificiais e outras máquinas. Orientador: Édio Raniere da Silva. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16858
dc.description.abstractThis work is the result of research into creation processes carried out in co-authorship with generative artificial intelligences. We assume this relationship as co-authorship because we seek, influenced by the thinking of Gilbert Simondon and Donna Haraway, to gather and invent stories about technical objects, which we build and surround ourselves with, not as things to be used by humans but as allies for the production of new stories about ourselves. We problematize a notion of the pilot's subjectivity, as found in Norbert Wiener's cybernetics, which traverses assemblages with objects from communication and information technologies in search of control and efficiency, finding in art ways to face chaos alongside them. Instead of seeking control, we try to produce a composition with chaos, as suggested by Gilles Deleuze and Félix Guattari. We find in the Symbiotic Art of the Portuguese artist Leonel Moura and Henrique Garcia Pereira, a contribution to think about the relationships between art and machines. Additionally, we invoke the concept of instauration, as presented by the reading of Vinciane Despret and Peter Pál Pelbart on Étienne Souriau's work, to think of this co-authorship relationship as a collective instauration, from which emerge not only the images but also the machine that produces them and the human artist subject. What we call trash-images, which emerge from this instauration relationship, are the images that are usually discarded in the creation processes with generative artificial intelligences because they are not considered good enough, as they are strange, with deformed, confusing elements, of low resolution, that is, they poorly represent reality and the technical capacity of calculation, but we then transform into wild-images when we take them as a war machine, as presented by Deleuze and Guattari, to confront the arrival of an aesthetic standard of images produced by artificial intelligences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPesquisa em artes visuaispt_BR
dc.subjectProcessos de criaçãopt_BR
dc.subjectInteligência artificial generativapt_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.subjectImagens-selvagenspt_BR
dc.subjectResearch in visual artspt_BR
dc.subjectCreation processespt_BR
dc.subjectGenerative artificial intelligencept_BR
dc.subjectArt and technologypt_BR
dc.subjectWild-imagespt_BR
dc.titleDas imagens-lixo às imagens-selvagens: instaurações em coautoria com inteligências artificiais e outras máquinaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7095678555421273pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4498767706666013pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa em processos de criação realizada em coautoria com inteligências artificiais generativas. Assumimos esta relação como coautoria porque buscamos, influenciados pelo pensamento de Gilbert Simondon e Donna Haraway, reunir e inventar histórias que versem sobre os objetos técnicos, que construímos e nos cercam, não como coisas para serem usadas por humanos mas como aliados para a produção de novas histórias sobre nós mesmos. Problematiza-se uma noção de subjetividade do timoneiro, conforme encontrada na cibernética de Norbert Wiener, que atravessa agenciamentos com objetos das tecnologias da comunicação e informação em busca de controle e eficiência, encontrando na arte outras maneiras de junto com eles enfrentar o caos. Ao invés de buscar o controle, tentamos produzir uma composição com o caos, como sugerem Gilles Deleuze e Félix Guattari. Encontramos na Arte Simbiótica do artista portugês Leonel Moura e de Henrique Garcia Pereira, um aporte para pensar relações entre arte e máquinas. Além disso, convocamos o conceito de instauração, conforme apresentado pela leitura que Vinciane Despret e Peter Pál Pelbart fazem da obra de Étienne Souriau, para pensar essa relação de coautoria como uma instauração coletiva, de onde emergem as imagens mas também a máquina que as produz e o sujeito artista humano. O que chamamos de imagens-lixo, que surgem dessa relação de instauração, são as imagens que normalmente são descartadas nos processos de criação com inteligências artificiais generativas por não serem consideradas boas o suficiente, pois são estranhas, com elementos deformados, confusos, de baixa resolução, isto é, representam mal a realidade e a capacidade técnica do cálculo, mas elas se transformam em imagens-selvagens quando as tomamos como uma máquina de guerra, como nos apresentam Deleuze e Guattari, para enfrentar a chegada de um padrão estético das imagens produzidas por inteligências artificiais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Raniere, Édio
dc.subject.cnpq1ARTESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples