• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Escolhas tradutórias na produção dos vídeos sobre Comparação do MathLibras

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Mônica Mendes Garcia.pdf (5.869Mb)
Date
2024-12-13
Author
Garcia, Mônica Mendes
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa apresenta uma análise tradutória baseada nos roteiros produzidos para elaboração dos vídeos do projeto MathLibras, tendo como questão: como se dão as escolhas tradutórias português/Libras na produção dos vídeos sobre comparação do MathLibras? O objetivo geral é compreender como o processo tradutório do português/Libras interfere na produção dos roteiros e na gravação dos vídeos sobre o conceito de Comparação do MathLibras e, de forma específica, mapear o que já se tem produzido e investigado no que diz respeito à produção e à utilização de vídeo em Libras como recurso para a educação matemática; compreender como o letramento visual contribui no processo tradutório; identificar os processos tradutórios envolvidos durante a elaboração dos vídeos; e identificar a ocorrência dos fenômenos linguísticos que cercam o processo de elaboração dos vídeos do MathLibras. O referencial teórico tem como base os seguintes assuntos e autores: Comparação como um dos processos mentais, a partir de Lorenzato (2018), Escolhas Tradutórias, a partir de Barbosa (2020) e Letramento Visual, a partir de Lebedeff (2017). A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa, naturalística, caracterizando-se como estudo de caso, conforme Lüdke e André (2022). Durante o ano letivo de 2023, foram produzidos vídeos sobre Comparação, dos quais, dois foram escolhidos para a análise, conforme proposta trazida por Barbosa (2020). Como resultados, identificou-se a marcante presença do uso da visualidade como ferramenta pedagógica e complementar à sinalização. No que diz respeito à tradução, pode-se observar a ocorrência do uso de algumas escolhas tradutórias, mostrando que, para a criação de vídeos matemáticos em Libras, escolhas como essas podem contribuir para uma produção que valoriza e respeita a cultura da língua-alvo.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16637
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV