• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Parcerias público-privadas em educação: um estudo de caso do município de Pelotas

Thumbnail
View/Open
Luis_Eduardo_Celente_Dissertação (5.513Mb)
Date
2025-05-27
Author
Celente, Luis Eduardo dos Santos
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta dissertação analisa a atuação de instituições privadas na educação pública no município de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2017 e 2020, a partir da consolidação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Fundamentada na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético e nas críticas à Nova Gestão Pública (NGP), a pesquisa investigou os sentidos e os impactos dessas parcerias na gestão democrática das escolas, problematizando os processos de privatização da educação pública. A abordagem qualitativa, de caráter analítico-descritivo, combinou análise documental com o uso de um banco de dados construído por grupos de pesquisa em políticas educacionais no RS, além do aporte metodológico filiado à Etnografia de Rede. Os dados revelaram que as PPPs firmadas pelo município incidiram, majoritariamente, nos eixos de formação docente, seguidos por consultoria em gestão e oferta de vagas na educação infantil, sem apresentar PPPs em aquisição de material didático, sendo conduzidas por diferentes tipos de organizações privadas. Os resultados indicam que tais parcerias contribuíram para o enfraquecimento da gestão democrática e para a reconfiguração do papel do Estado, deslocando responsabilidades públicas para agentes privados sob o argumento de modernização e eficiência. Conclui-se que as PPPs operam como estratégia estruturante da racionalidade neoliberal na educação básica e representam riscos à universalização e à qualidade social do direito à educação pública.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16546
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV