Mostrar el registro sencillo del ítem
Visualidades docentes: formação de professores com o PIBID Artes Visuais - FURG a partir de sentidos imagéticos
dc.creator | Silva, Cleison Rafael Goulart da | |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T21:01:02Z | |
dc.date.available | 2025-07-10 | |
dc.date.available | 2025-07-10T21:01:02Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Cleison Rafael Goulart da. Visualidades docentes: formação de professores com o PIBID Artes Visuais – FURG a partir de sentidos imagéticos. Orientadora: Maristani Polidori Zamperetti. 2024. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16544 | |
dc.description.abstract | This work was built on the question: what meanings of teaching appear in the visualities of experiential training with the PIBID Visual Arts program at FURG? It was developed as a research inspired by a/r/tography (Rita Irwin, 2013; Ricardo Marín-Viadel and Joaquin Roldán, 2019; Belidson Dias, 2010), based on the author/teacher's senses of teaching, in contact with the history of art and in everyday school experiences. The central theoretical framework is teacher training, from António Nóvoa (1995) and Carlos Marcelo García (1999), as well as visualities, as proposed by Fernando Hernández (2007), Raimundo Martins and Irene Tourinho (2009). Following this path, the paper presents a panel with images referring to the meanings of teaching evoked by the undergraduate teaching fellows, based on their experiences with PIBID/FURG, in the Visual Arts subproject, during the years 2023 and 2024. From this panel, a series called Visualidades Docentes (Teaching Visualities) unfolds, articulating with these images the crossings that propose thinking about education, training and professional development, with the aim of building conceptions of teaching. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Visualidade | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Visuality | pt_BR |
dc.subject | Images | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Visualidades docentes: formação de professores com o PIBID Artes Visuais - FURG a partir de sentidos imagéticos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5267854406000496 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8058990518394490 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi construído a partir da interrogação: quais sentidos de docência aparecem nas visualidades da formação experiencial com o PIBID Artes Visuais da FURG? Desenvolveu-se enquanto uma pesquisa de inspiração a/r/tográfica (Rita Irwin, 2013; Ricardo Marín-Viadel e Joaquin Roldán, 2019; Belidson Dias, 2010), partindo de sentidos de docência do autor/professor, em contato com a história da arte e nas experiências do cotidiano escolar. O aporte teórico central desdobra-se na formação de professores, desde António Nóvoa (1995) e Carlos Marcelo García (1999), bem como nas visualidades, tal como propõem Fernando Hernández (2007), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2009). Após esse caminho, o trabalho apresenta um painel com imagens referentes os sentidos de docência evocados pelos bolsistas de iniciação a docência, fundamentadas em suas experiências com o PIBID/FURG, no subprojeto Artes Visuais, durante os anos de 2023 e 2024. Desdobra-se, a partir desse painel, uma série denominada Visualidades Docentes, que articula com essas imagens os atravessamentos que propõem pensar educação, formação e desenvolvimento profissional, com o objetivo de construir concepções de docência. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zamperetti, Maristani Polidori | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [794]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.