Visualidades docentes: formação de professores com o PIBID Artes Visuais - FURG a partir de sentidos imagéticos
Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-16Autor
Silva, Cleison Rafael Goulart da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho foi construído a partir da interrogação: quais sentidos de docência aparecem nas visualidades da formação experiencial com o PIBID Artes Visuais da FURG? Desenvolveu-se enquanto uma pesquisa de inspiração a/r/tográfica (Rita Irwin, 2013; Ricardo Marín-Viadel e Joaquin Roldán, 2019; Belidson Dias, 2010), partindo de sentidos de docência do autor/professor, em contato com a história da arte e nas experiências do cotidiano escolar. O aporte teórico central desdobra-se na formação de professores, desde António Nóvoa (1995) e Carlos Marcelo García (1999), bem como nas visualidades, tal como propõem Fernando Hernández (2007), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2009). Após esse caminho, o trabalho apresenta um painel com imagens referentes os sentidos de docência evocados pelos bolsistas de iniciação a docência, fundamentadas em suas experiências com o PIBID/FURG, no subprojeto Artes Visuais, durante os anos de 2023 e 2024. Desdobra-se, a partir desse painel, uma série denominada Visualidades Docentes, que articula com essas imagens os atravessamentos que propõem pensar educação, formação e desenvolvimento profissional, com o objetivo de construir concepções de docência.