Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Cleison Rafael Goulart da
dc.date.accessioned2025-07-10T21:01:02Z
dc.date.available2025-07-10
dc.date.available2025-07-10T21:01:02Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.identifier.citationSILVA, Cleison Rafael Goulart da. Visualidades docentes: formação de professores com o PIBID Artes Visuais – FURG a partir de sentidos imagéticos. Orientadora: Maristani Polidori Zamperetti. 2024. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16544
dc.description.abstractThis work was built on the question: what meanings of teaching appear in the visualities of experiential training with the PIBID Visual Arts program at FURG? It was developed as a research inspired by a/r/tography (Rita Irwin, 2013; Ricardo Marín-Viadel and Joaquin Roldán, 2019; Belidson Dias, 2010), based on the author/teacher's senses of teaching, in contact with the history of art and in everyday school experiences. The central theoretical framework is teacher training, from António Nóvoa (1995) and Carlos Marcelo García (1999), as well as visualities, as proposed by Fernando Hernández (2007), Raimundo Martins and Irene Tourinho (2009). Following this path, the paper presents a panel with images referring to the meanings of teaching evoked by the undergraduate teaching fellows, based on their experiences with PIBID/FURG, in the Visual Arts subproject, during the years 2023 and 2024. From this panel, a series called Visualidades Docentes (Teaching Visualities) unfolds, articulating with these images the crossings that propose thinking about education, training and professional development, with the aim of building conceptions of teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectVisualitypt_BR
dc.subjectImagespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleVisualidades docentes: formação de professores com o PIBID Artes Visuais - FURG a partir de sentidos imagéticospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5267854406000496pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8058990518394490pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi construído a partir da interrogação: quais sentidos de docência aparecem nas visualidades da formação experiencial com o PIBID Artes Visuais da FURG? Desenvolveu-se enquanto uma pesquisa de inspiração a/r/tográfica (Rita Irwin, 2013; Ricardo Marín-Viadel e Joaquin Roldán, 2019; Belidson Dias, 2010), partindo de sentidos de docência do autor/professor, em contato com a história da arte e nas experiências do cotidiano escolar. O aporte teórico central desdobra-se na formação de professores, desde António Nóvoa (1995) e Carlos Marcelo García (1999), bem como nas visualidades, tal como propõem Fernando Hernández (2007), Raimundo Martins e Irene Tourinho (2009). Após esse caminho, o trabalho apresenta um painel com imagens referentes os sentidos de docência evocados pelos bolsistas de iniciação a docência, fundamentadas em suas experiências com o PIBID/FURG, no subprojeto Artes Visuais, durante os anos de 2023 e 2024. Desdobra-se, a partir desse painel, uma série denominada Visualidades Docentes, que articula com essas imagens os atravessamentos que propõem pensar educação, formação e desenvolvimento profissional, com o objetivo de construir concepções de docência.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Zamperetti, Maristani Polidori
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem