Singularidades sonoras de um patrimônio cultural e atribuições de sentidos a uma representação tridimensional e interativa
Resumen
A Praça Coronel Pedro Osório e seu entorno são uma das principais referências de acolhimento público para os cidadãos pelotenses e o primeiro item de um roteiro turístico pela cidade. Situa-se no centro histórico de Pelotas, com seu valor cultural e artístico reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Encontra-se reunida e sistematizada muita informação para a compreensão da biografia desta paisagem cultural. Esta informação, frequentemente potencializada tanto pela fotografia analógica como por imagens digitais, tem contemplado o sentido da visão. Como contraponto, para atribuir maior acessibilidade a esta informação, o Projeto MODELA Pelotas, desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital (GEGRADI) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem contribuído para representar a forma do referido espaço urbano para permitir a experiência tátil por meio de modelos físicos, associados à audiodescrições. Entretanto, são escassas as representações que ampliam a experiência para incluir informações sobre o som, sob a premissa de ser uma característica singular de um lugar e ativador de memorias capazes de ressignificar um patrimônio cultural. Frente a estas considerações, este estudo identifica e experimenta teorias e tecnologias que facilitam pensar um espaço de representação para a inserção de novas camadas de informação relativas às singularidades sonoras do entorno da Praça Coronel Pedro Osório. Para isto, partese de uma revisão bibliográfica e tecnológica, a fim de experimentar plataformas de jogos, físicas e/ou digitais, passíveis de serem utilizadas, junto a contextos educativos e/ou culturais, a partir do uso das representações digitais e físicas já existentes sobre o lugar aqui especificado. O estudo se apoia em reflexões de Vilém Flusser, particularmente sobre o conceito de imagens técnicas e sobre a diferenciação entre jogos abertos e fechados, e na compreensão do termo paisagem sonora, abordado por Murray Schafer. Os resultados da pesquisa contribuíram para avançar no desenvolvimento do método da adição gradual da informação (AGI), constituído pelo GEGRADI, para a caracterização de modelos táteis como recursos assistivos para a interpretação de um patrimônio cultural. Desta maneira, além de pensar o som como ativador de memória e como produtor de sentido sobre um patrimônio, o estudo aponta caminhos para ampliar os meios representacionais para a inclusão cultural de pessoas privadas de algum dos sentidos.