Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorQueirós, Jaqueline Santana Nascimento
dc.date.accessioned2025-07-07T18:12:18Z
dc.date.available2025-07-07
dc.date.available2025-07-07T18:12:18Z
dc.date.issued2024-08-09
dc.identifier.citationQUEIRÓS, Jaqueline Santana Nascimento. Arqueologia em territórios quilombolas: Literateca como proposta metodológica interdisciplinar para a educação patrimonial. Orientadora: Louise Prado Alfonso. 2024. 224 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16464
dc.description.abstractThis work presents a contribution of interdisciplinary approach called Literateca – which is the result of the articulation between Black Quilombola Literature, the “Poteca” and the Book of Life – as a methodological innovation for Heritage Education in Archaeology, which, by considering the orality and materialities present in the quilombola community, contributes to Archaeology favoring the realization of political actions that are articulated and ideologically implicated with them, and therefore more significant and constitutive of the subjects that live there. To this end, the ideas of theorists dealing with heritage education and public archaeology directed at quilombos were considered, as well as topics such as literacy theories, racism, quilombos in Brazil and Bahia, ceramics from the Recôncavo Baiano, and the importance of storytelling and orality for understanding the process of occupation of the communities. The main experiment was carried out in the community of Monte Recôncavo, located in São Francisco do Conde, Bahia, with a fifth-grade elementary school class, using the interdisciplinary project “Food from the Recôncavo of Bahia”. In this project, quilombola black literature is the main representation for the discussions on heritage and memory that take place during the Poteca sessions, and then the recording of the activities through the construction of texts and drawings inspired by the Book of Life, by Cèlestin Freinet. The result was theverification of the power of this methodology for working in quilombola communities and its contribution to heritage education and, consequently, to Archaeology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectComunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectProjetos interdisciplinarespt_BR
dc.subjectArchaeologypt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary projectspt_BR
dc.subjectQuilombola communitiespt_BR
dc.titleArqueologia em territórios quilombolas: “Literateca” como proposta metodológica interdisciplinar para a educação patrimonialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8401192753421650pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8982373580780800pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma contribuição de abordagem interdisciplinar denominada Literateca - que é resultante da articulação entre a Literatura Negra Quilombola, a “Poteca” e o Livro da Vida - como uma inovação metodológica para a Educação Patrimonial em Arqueologia que, ao considerar a oralidade e as materialidades presentes na comunidade quilombola, contribua para que a Arqueologia favoreça a realização de ações políticas articuladas e implicadas ideologicamente com estas e, portanto, mais significativas e constitutivas dos sujeitos que nela(s) vivem. Para tanto, foram consideradas as ideias de teóricos que versam sobre a Educação Patrimonial e Arqueologia Pública direcionada a quilombos, do mesmo modo que foram estudados temas como teorias de letramento, racismo, quilombos no Brasil e na Bahia, cerâmica do Recôncavo Baiano e a importância da contação de histórias e da oralidade para a compreensão do processo de ocupação das comunidades. O experimento principal foi realizado na comunidade Monte Recôncavo, localizado em São Francisco do Conde, Bahia, com uma turma do quinto ano do ensino fundamental, no qual ocorreu a aplicação do Projeto Interdisciplinar “Comidas do Recôncavo da Bahia”. Neste projeto, a Literatura negra quilombola é o mote de representatividade para as discussões acerca do patrimônio e da memória realizados durante as sessões de Poteca e, em seguida, os registros das atividades, por meio da construção de textos e desenhos, inspirados no Livro da Vida, de Cèlestin Freinet. O resultado foi a verificação do poder dessa metodologia para o trabalho nas comunidades quilombolas e a sua contribuição para a Educação Patrimonial e, consequentemente, a Arqueologia.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Alfonso, Louise Prado
dc.subject.cnpq1ANTROPOLOGIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem