Arqueologia em territórios quilombolas: “Literateca” como proposta metodológica interdisciplinar para a educação patrimonial

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Data
2024-08-09Autor
Queirós, Jaqueline Santana Nascimento
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Este trabalho apresenta uma contribuição de abordagem interdisciplinar denominada Literateca - que é resultante da articulação entre a Literatura Negra Quilombola, a “Poteca” e o Livro da Vida - como uma inovação metodológica para a Educação Patrimonial em Arqueologia que, ao considerar a oralidade e as materialidades presentes na comunidade quilombola, contribua para que a Arqueologia favoreça a realização de ações políticas articuladas e implicadas ideologicamente com estas e, portanto, mais significativas e constitutivas dos sujeitos que nela(s) vivem. Para tanto, foram consideradas as ideias de teóricos que versam sobre a Educação Patrimonial e Arqueologia Pública direcionada a quilombos, do mesmo modo que foram estudados temas como teorias de letramento, racismo, quilombos no Brasil e na Bahia, cerâmica do Recôncavo Baiano e a importância da contação de histórias e da oralidade para a compreensão do processo de ocupação das comunidades. O experimento principal foi realizado na comunidade Monte Recôncavo, localizado em São Francisco do Conde, Bahia, com uma turma do quinto ano do ensino fundamental, no qual ocorreu a aplicação do Projeto Interdisciplinar “Comidas do Recôncavo da Bahia”. Neste projeto, a Literatura negra quilombola é o mote de representatividade para as discussões acerca do patrimônio e da memória realizados durante as sessões de Poteca e, em seguida, os registros das atividades, por meio da construção de textos e desenhos, inspirados no Livro da Vida, de Cèlestin Freinet. O resultado foi a verificação do poder dessa metodologia para o trabalho nas comunidades quilombolas e a sua contribuição para a Educação Patrimonial e, consequentemente, a Arqueologia.