Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBorges, Yarana Ester de Campos
dc.date.accessioned2025-07-04T19:07:20Z
dc.date.available2025-07-04
dc.date.available2025-07-04T19:07:20Z
dc.date.issued2024-09-23
dc.identifier.citationBORGES, Yarana Ester de. Música e deficiências: uma autoetnografia de experiências de ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior em música. Orientador: Rafael da Silva Noleto. 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia)– Programa de Pós- Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16448
dc.description.abstractThis autoethnographic research addresses teaching-learning issues for people with disabilities in the musical environment, from the perspective of a person who is also a person with a disability, and from the body, we observe these bodies that make music. Even though Brazil has advanced studies, access, permanence and inclusion of people with disabilities in Higher Education, works like these emerge to experience and show other perspectives in teaching and learning. This work makes an important contribution to public policies as well, showing a (re)making of music by emphasizing people with disabilities who are in Higher Education in Music and teachers who are aware of this topic and how the teaching-learning process is structured. of people with disabilities, showing other possibilities for making music from these perspectives. Considering that everyone can have access to Music and that it is possible to make Music, the idea is that changes and/or adaptations may occur so that any and all bodies, whether dissident or not, can make Music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleMúsica e Deficiências: uma autoetnografia de experiências de ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior em músicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4506397053120371pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2145625844719060pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa autoetnográfica aborda as questões de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência no meio musical, pela perspectiva de uma pessoa que também é pessoa com deficiência, e que a partir do corpo, observamos esses corpos que fazem Música. Mesmo havendo no Brasil o avanço dos estudos, do acesso, permanência e inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, trabalhos como esse surgem para experienciar e mostrar outras perspectivas na docência e na discência. Este trabalho traz uma contribuição importante para as políticas públicas também, mostrando um (re)fazer musical ao enfatizar as pessoas com deficiência que estão no Ensino Superior em Música e docentes que estão atentos para essa temática e como se estrutura o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, mostrando a partir dessas perspectivas outras possibilidades do fazer musical. Considerando que todos podem ter acesso a Música e que é possível fazer Música, a ideia é de que podem ser que ocorram alterações e ou adaptações para que todo e qualquer corpo, seja dissidente ou não, possa fazer Música.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Noleto, Rafael da Silva
dc.subject.cnpq1ANTROPOLOGIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem