Música e Deficiências: uma autoetnografia de experiências de ensino-aprendizagem em instituições de ensino superior em música

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Data
2024-09-23Autor
Borges, Yarana Ester de Campos
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A presente pesquisa autoetnográfica aborda as questões de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência no meio musical, pela perspectiva de uma pessoa que também é pessoa com deficiência, e que a partir do corpo, observamos esses corpos que fazem Música. Mesmo havendo no Brasil o avanço dos estudos, do acesso, permanência e inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior, trabalhos como esse surgem para experienciar e mostrar outras perspectivas na docência e na discência. Este trabalho traz uma contribuição importante para as políticas públicas também, mostrando um (re)fazer musical ao enfatizar as pessoas com deficiência que estão no Ensino Superior em Música e docentes que estão atentos para essa temática e como se estrutura o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, mostrando a partir dessas perspectivas outras possibilidades do fazer musical. Considerando que todos podem ter acesso a Música e que é possível fazer Música, a ideia é de que podem ser que ocorram alterações e ou adaptações para que todo e qualquer corpo, seja dissidente ou não, possa fazer Música.