dc.creator | Acunha, Ediane Sievers | |
dc.date.accessioned | 2025-07-04T18:54:17Z | |
dc.date.available | 2025-07-04 | |
dc.date.available | 2025-07-04T18:54:17Z | |
dc.date.issued | 2024-07-30 | |
dc.identifier.citation | ACUNHA, Ediane Sievers. Mulheres percussionistas: uma etnografia com o coletivo Batucantada em Pelotas, RS. Orientador: Rafael da Silva Noleto. 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós- Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16446 | |
dc.description.abstract | This ethnographic discusses the relationship between women and percussion, from the perspective of gender relations, with the theme being women who play percussion instruments in Brazilian popular music, whether in groups composed exclusively of women, or in mixed percussion groups and samba school in the city of Pelotas. Even though there is a significant number of musical groups made exclusively of women in Brazil, talking about female percussionists always generates surprise. Although, musical groups – regardless of style – formed exclusively by men are seen as natural. This work makes an important contribution to the democratization of the local cultural scene, by emphasizing the participation of women percussionists in popular music and carnival, as rhythmists, in the city of Pelotas. By placing women as the protagonists of this musical style, the research aims to contribute to the discussion around gender relations in the field of popular culture. Considering that there is no anatomical impediment that affects the quality of music produced by women, I intend to bring the debate about the reasons for these reactions and resistance in relation to female percussion, showing the trajectory of female percussionists in the city of Pelotas and the growth of interest feminine by percussion. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Percussão | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Mulheres percussionistas | pt_BR |
dc.subject | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.subject | Pelotas | pt_BR |
dc.subject | Percussion | pt_BR |
dc.subject | Women | pt_BR |
dc.subject | Women percussionists | pt_BR |
dc.subject | Brazilian popular music | pt_BR |
dc.title | Mulheres percussionistas: uma etnografia com o coletivo Batucantada em Pelotas, RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2954888711313994 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2145625844719060 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa etnográfica aborda a relação entre mulheres e percussão, pela perspectiva das relações de gênero, tendo como tema mulheres que tocam instrumentos de percussão em música popular brasileira, seja em grupos compostos exclusivamente por mulheres, ou em grupos mistos e baterias de escola de samba na cidade de Pelotas. Mesmo havendo no Brasil um número expressivo de grupos musicais compostos somente por mulheres, ainda assim, falar sobre mulheres percussionistas sempre gera surpresa. Entretanto, grupos musicais – independente do estilo – formados exclusivamente por homens são vistos com naturalidade. Este trabalho traz uma contribuição importante para a democratização da cena cultural local, ao enfatizar a participação das mulheres percussionistas na música popular e no carnaval, enquanto ritmistas, na cidade de Pelotas. Ao colocar as mulheres como protagonistas desse estilo musical, a pesquisa visa contribuir para a discussão em torno das relações de gênero no campo da cultura popular. Considerando que não há qualquer impedimento anatômico que afete a qualidade da música produzida por mulheres, pretendo trazer o debate sobre o porquê dessas reações e da resistência em relação à percussão feminina, mostrando a trajetória de mulheres percussionistas na cidade de Pelotas e o crescimento do interesse feminino pela percussão. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Noleto, Rafael da Silva | |
dc.subject.cnpq1 | ANTROPOLOGIA | pt_BR |