Mulheres percussionistas: uma etnografia com o coletivo Batucantada em Pelotas, RS
Resumo
A presente pesquisa etnográfica aborda a relação entre mulheres e percussão, pela perspectiva das relações de gênero, tendo como tema mulheres que tocam instrumentos de percussão em música popular brasileira, seja em grupos compostos exclusivamente por mulheres, ou em grupos mistos e baterias de escola de samba na cidade de Pelotas. Mesmo havendo no Brasil um número expressivo de grupos musicais compostos somente por mulheres, ainda assim, falar sobre mulheres percussionistas sempre gera surpresa. Entretanto, grupos musicais – independente do estilo – formados exclusivamente por homens são vistos com naturalidade. Este trabalho traz uma contribuição importante para a democratização da cena cultural local, ao enfatizar a participação das mulheres percussionistas na música popular e no carnaval, enquanto ritmistas, na cidade de Pelotas. Ao colocar as mulheres como protagonistas desse estilo musical, a pesquisa visa contribuir para a discussão em torno das relações de gênero no campo da cultura popular. Considerando que não há qualquer impedimento anatômico que afete a qualidade da música produzida por mulheres, pretendo trazer o debate sobre o porquê dessas reações e da resistência em relação à percussão feminina, mostrando a trajetória de mulheres percussionistas na cidade de Pelotas e o crescimento do interesse feminino pela percussão.