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dc.creatorBarbieri, Mariana Telles
dc.creatorDenardi, Davi Frederico do Amaral
dc.date.accessioned2025-06-19T13:21:34Z
dc.date.available2025-06-19T13:21:34Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBARBIERI, Mariana Telles; DENARDI, Davi Frederico do Amaral. Guia prático de desing de interação, quanto à ética e ao bem-estar digital. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 8, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16228
dc.description.abstractO design das tecnologias, conforme Clements e Boyle (2018), é capaz de mobilizar comportamentos. Fogg et al. (2007) apontam o final da década de 90 como o momento em que se começa a criar sistemas interativos capazes de motivar e persuadir usuários, culminando no design persuasivo. Neste domínio, designers de interação devem tornar os sistemas fáceis e agradáveis, usando estratégias como investir em design visual, facilidade de uso e personalização da experiência. Svoboda (2022) problematiza do uso exagerado desses artifícios, num cenário onde empresas de tecnologia buscam a todo custo aumentar métricas de envolvimento do usuário, levando a produtos digitais que formam hábitos. Algumas funcionalidades como a Rolagem Infinita ou a Reprodução Automática levam a uma experiência de usuário fluida e agradável, mas também podem minar a autonomia e a consciência dos usuários, gerando preocupações éticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectDesign das tecnologiaspt_BR
dc.subjectDesign persuasivopt_BR
dc.titleGuia prático de desing de interação, quanto à ética e ao bem-estar digitalpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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