Mostrar el registro sencillo del ítem
Tecnologias digitais e ensino de línguas: análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras e das experiências de formação e de pesquisa de seus professores
dc.creator | Feijó-Quadrado, Caroline Gonçalves | |
dc.creator | Vetromille-Castro, Rafael | |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T20:32:26Z | |
dc.date.available | 2025-06-18T20:32:26Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | FEIJÓ-QUADRADO, Caroline Gonçalves; VETROMILLE-CASTRO, Rafael. Tecnologias digitais e ensino de línguas: análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras e das experiências de formação e de pesquisa de seus professores. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16216 | |
dc.description.abstract | Apresentar os resultados de um projeto piloto que foi realizado como parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), cujo objetivo geral é investigar sobre a formação inicial de professores de línguas e a preparação para o ensino em diferentes contextos educacionais com tecnologias digitais. Aqui, especificamente, iremos: a) identificar as affordances que os objetivos, perfil do egresso e disciplinas dos PPCs de cursos presenciais de licenciatura em Letras (Português, Espanhol e Inglês) de Universidades Públicas Federais do Rio Grande do Sul propiciam para o ensino de línguas em diferentes contextos educacionais com tecnologias digitais; e b) verificar as experiências de formação e de pesquisa dos formadores de professores vinculados a esses cursos que tenham relação com o ensino com tecnologias digitais. Já na pesquisa de doutorado, a ideia é ampliar o corpus para nível nacional, considerando os dez cursos de Letras de Universidade Públicas Federais mais bem avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Projetos Pedagógicos de Cursos | pt_BR |
dc.subject | Affordances | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais e ensino de línguas: análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras e das experiências de formação e de pesquisa de seus professores | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |