• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Nutrição - FN
  • Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos - PPGNA
  • PPGNA: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Nutrição - FN
  • Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos - PPGNA
  • PPGNA: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Percepção e conhecimento dos consumidores de Pelotas/RS a respeito da rotulagem de alimentos: IN 75/2020 e RDC 429/2020

Thumbnail
View/Open
Dissertação_Jéssica Arena Bandeira.pdf (4.181Mb)
Date
2025-02-26
Author
Bandeira, Jéssica Arena
Metadata
Show full item record
Abstract
A rotulagem nutricional dos alimentos disponibiliza informações sobre propriedades nutricionais destes, compreendendo a declaração de valor energético e os principais nutrientes. As advertências nutricionais como rótulos na frente da embalagem foram implementadas como um aviso público, política que ajuda os consumidores a reconhecerem alimentos processados com altos níveis de nutrientes críticos como Sódio, gorduras saturadas e açúcar. Contudo, apesar desta ferramenta ser bem posicionada na tomada de decisão do consumidor, há pouco conhecimento sobre o relacionamento entre a mensagem enviada pela rotulagem frontal, o conhecimento nutricional, a motivação do consumidor e a sua percepção sobre a nova rotulagem. Este é um estudo epidemiológico observacional transversal, conduzido com consumidores em um macroatacado na cidade de Pelotas/RS, por meio da aplicação de questionário com 18 questões mistas contendo informações sobre o hábito de leitura da rotulagem e o seu conhecimento sobre a nova rotulagem de alimentos. A amostragem é composta por 384 entrevistados, tendo como critério de inclusão, homens e mulheres na faixa etária entre 20 e 89 anos. O presente estudo possui como objetivo geral avaliar a percepção e conhecimento dos consumidores a respeito da rotulagem IN75/2020 e RDC 429/2020, em Pelotas/RS. O estudo permitiu avaliar a percepção e conhecimento dos consumidores sobre a leitura dos rótulos e sua influência na hora da compra. Como resultados o sexo feminino, consumidores com faixa etária entre 20 a 49 anos, solteiros e casados e entrevistados que possuem ensino superior completo foram o público em que houve a maior leitura dos rótulos. Além disso, 60 % dos consumidores entrevistados leem os rótulos, 65,1% desconhecem a nova rotulagem e 87,8% não modificaram o seu consumo após a mudança da legislação. Também, entre os consumidores que realizam a leitura dos rótulos, 88,5% verificam a data de validade, 64,1% se atentam a leitura de informação nutricional, como sódio, calorias ou gorduras.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16190
Collections
  • PPGNA: Dissertações e Teses [187]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV