• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Nutrição - FN
  • Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos - PPGNA
  • PPGNA: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Nutrição - FN
  • Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos - PPGNA
  • PPGNA: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Percepção e conhecimento dos consumidores de Pelotas/RS a respeito da rotulagem de alimentos: IN 75/2020 e RDC 429/2020

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Jéssica Arena Bandeira.pdf (4.181Mb)
Data
2025-02-26
Autor
Bandeira, Jéssica Arena
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A rotulagem nutricional dos alimentos disponibiliza informações sobre propriedades nutricionais destes, compreendendo a declaração de valor energético e os principais nutrientes. As advertências nutricionais como rótulos na frente da embalagem foram implementadas como um aviso público, política que ajuda os consumidores a reconhecerem alimentos processados com altos níveis de nutrientes críticos como Sódio, gorduras saturadas e açúcar. Contudo, apesar desta ferramenta ser bem posicionada na tomada de decisão do consumidor, há pouco conhecimento sobre o relacionamento entre a mensagem enviada pela rotulagem frontal, o conhecimento nutricional, a motivação do consumidor e a sua percepção sobre a nova rotulagem. Este é um estudo epidemiológico observacional transversal, conduzido com consumidores em um macroatacado na cidade de Pelotas/RS, por meio da aplicação de questionário com 18 questões mistas contendo informações sobre o hábito de leitura da rotulagem e o seu conhecimento sobre a nova rotulagem de alimentos. A amostragem é composta por 384 entrevistados, tendo como critério de inclusão, homens e mulheres na faixa etária entre 20 e 89 anos. O presente estudo possui como objetivo geral avaliar a percepção e conhecimento dos consumidores a respeito da rotulagem IN75/2020 e RDC 429/2020, em Pelotas/RS. O estudo permitiu avaliar a percepção e conhecimento dos consumidores sobre a leitura dos rótulos e sua influência na hora da compra. Como resultados o sexo feminino, consumidores com faixa etária entre 20 a 49 anos, solteiros e casados e entrevistados que possuem ensino superior completo foram o público em que houve a maior leitura dos rótulos. Além disso, 60 % dos consumidores entrevistados leem os rótulos, 65,1% desconhecem a nova rotulagem e 87,8% não modificaram o seu consumo após a mudança da legislação. Também, entre os consumidores que realizam a leitura dos rótulos, 88,5% verificam a data de validade, 64,1% se atentam a leitura de informação nutricional, como sódio, calorias ou gorduras.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16190
Collections
  • PPGNA: Dissertações e Teses [187]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV