Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPrestes, Taís Chaves
dc.date.accessioned2025-06-13T21:20:25Z
dc.date.available2025-06-13T21:20:25Z
dc.date.issued2025-03-26
dc.identifier.citationPRESTES, Taís Chaves. Literatura e dança: a escrita do corpo feminino na poética contemporânea de Adelaide Ivánova e Angélica Freitas. Orientador: Aulus Mandagará Martins. 2025. 157 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16166
dc.description.abstractThis proposal aims to investigate the writing of the female body in contemporary Brazilian poetry in its relationship with dance, seeking to bring the areas of study closer. Therefore, the corpus to be investigated comprises the writing strategies of two poets, namely: Adelaide Ivánova and Angélica Freitas in their respective works, O martelo (2017) and Canções de Atormentar (2020). What both have in common is the potency and substance of the word imprinted on the presence, movements, and gestures of their bodies, forming an important segment of contemporary lyric poetry. In this way, the research focuses on the distinct corporealities present in the narratives of the poems, in addition to seeking to understand textual possibilities of/in the bodies themselves, complicating the categories of understanding. These analyses aim to highlight the hypothesis that reading and writing poetry are also ways of doing dance and, by making connections with contemporary dance, they focus on the homologous structures between poem and choreography at the moment of analysis. Given this, names from the field of Dance, Pina Bausch (1975, 1979) and Marina Tampini (2012), corroborate the intersection between the areas. Furthermore, researchers such as Christine Greiner (2006), Helena Katz (2001), and Jussara Setenta (2008) enhance the analyses based on Corpomídia theory. To address philosophical aspects related to the body, names such as José Gil (2001), Gilles Deleuze (2002), and Giorgio Agamben (2009) have been listed.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscrita do corpo femininopt_BR
dc.subjectPoesia brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.subjectCorpomídiapt_BR
dc.subjectWriting the female bodypt_BR
dc.subjectContemporary Brazilian poetrypt_BR
dc.subjectContemporary dancept_BR
dc.titleLiteratura e dança: a escrita do corpo feminino na poética contemporânea de Adelaide Ivánova e Angélica Freitaspt_BR
dc.title.alternativeLiterature and dance: the writing of the female body in the contemporary poetics of Adelaide Ivánova and Angélica Freitaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0003-1520-4703pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4095169665585683pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5779140095343632pt_BR
dc.description.resumoEsta proposta tem como intuito investigar a escrita do corpo feminino na poesia brasileira contemporânea em sua relação com a dança, buscando aproximar as áreas de estudo. Logo, o corpus a ser investigado são as estratégias de escritas de duas poetas, quais sejam: Adelaide Ivánova e Angélica Freitas nas suas respectivas obras, O martelo (2017) e Canções de Atormentar (2020). O que ambas têm em comum é a potência e a substância da palavra imprimida na presença, movimentos e gestos de seus corpos, formando um importante recorte da lírica contemporânea. Dessa maneira, a pesquisa se debruça nas distintas corporalidades presentes nas narrativas dos poemas, além de buscar compreender possibilidades textuais dos/nos corpos propriamente ditos, complexificando as categorias de entendimento. Tais análises procuram evidenciar a hipótese de que ler e escrever poesia também são formas de fazer dança e, ao realizar aproximações com a dança contemporânea, focalizam nas estruturas homólogas entre poema e coreografia no momento de análise. Posto isso, nomes da área da Dança, Pina Bausch (1975, 1979) e Marina Tampini (2012), corroboram a intersecção entre as áreas. Além disso, pesquisadoras como Christine Greiner (2006), Helena Katz (2001) e Jussara Setenta (2008) potencializam as análises a partir da teoria Corpomídia. Para tratar aspectos filosóficos relacionados ao corpo, nomes como José Gil (2001), Gilles Deleuze (2002) e Giorgio Agamben (2009) foram elencados.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Aulus Mandagará
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem