Mostrar el registro sencillo del ítem
Literatura e dança: a escrita do corpo feminino na poética contemporânea de Adelaide Ivánova e Angélica Freitas
dc.creator | Prestes, Taís Chaves | |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T21:20:25Z | |
dc.date.available | 2025-06-13T21:20:25Z | |
dc.date.issued | 2025-03-26 | |
dc.identifier.citation | PRESTES, Taís Chaves. Literatura e dança: a escrita do corpo feminino na poética contemporânea de Adelaide Ivánova e Angélica Freitas. Orientador: Aulus Mandagará Martins. 2025. 157 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16166 | |
dc.description.abstract | This proposal aims to investigate the writing of the female body in contemporary Brazilian poetry in its relationship with dance, seeking to bring the areas of study closer. Therefore, the corpus to be investigated comprises the writing strategies of two poets, namely: Adelaide Ivánova and Angélica Freitas in their respective works, O martelo (2017) and Canções de Atormentar (2020). What both have in common is the potency and substance of the word imprinted on the presence, movements, and gestures of their bodies, forming an important segment of contemporary lyric poetry. In this way, the research focuses on the distinct corporealities present in the narratives of the poems, in addition to seeking to understand textual possibilities of/in the bodies themselves, complicating the categories of understanding. These analyses aim to highlight the hypothesis that reading and writing poetry are also ways of doing dance and, by making connections with contemporary dance, they focus on the homologous structures between poem and choreography at the moment of analysis. Given this, names from the field of Dance, Pina Bausch (1975, 1979) and Marina Tampini (2012), corroborate the intersection between the areas. Furthermore, researchers such as Christine Greiner (2006), Helena Katz (2001), and Jussara Setenta (2008) enhance the analyses based on Corpomídia theory. To address philosophical aspects related to the body, names such as José Gil (2001), Gilles Deleuze (2002), and Giorgio Agamben (2009) have been listed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita do corpo feminino | pt_BR |
dc.subject | Poesia brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Dança contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Corpomídia | pt_BR |
dc.subject | Writing the female body | pt_BR |
dc.subject | Contemporary Brazilian poetry | pt_BR |
dc.subject | Contemporary dance | pt_BR |
dc.title | Literatura e dança: a escrita do corpo feminino na poética contemporânea de Adelaide Ivánova e Angélica Freitas | pt_BR |
dc.title.alternative | Literature and dance: the writing of the female body in the contemporary poetics of Adelaide Ivánova and Angélica Freitas | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0003-1520-4703 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4095169665585683 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5779140095343632 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta proposta tem como intuito investigar a escrita do corpo feminino na poesia brasileira contemporânea em sua relação com a dança, buscando aproximar as áreas de estudo. Logo, o corpus a ser investigado são as estratégias de escritas de duas poetas, quais sejam: Adelaide Ivánova e Angélica Freitas nas suas respectivas obras, O martelo (2017) e Canções de Atormentar (2020). O que ambas têm em comum é a potência e a substância da palavra imprimida na presença, movimentos e gestos de seus corpos, formando um importante recorte da lírica contemporânea. Dessa maneira, a pesquisa se debruça nas distintas corporalidades presentes nas narrativas dos poemas, além de buscar compreender possibilidades textuais dos/nos corpos propriamente ditos, complexificando as categorias de entendimento. Tais análises procuram evidenciar a hipótese de que ler e escrever poesia também são formas de fazer dança e, ao realizar aproximações com a dança contemporânea, focalizam nas estruturas homólogas entre poema e coreografia no momento de análise. Posto isso, nomes da área da Dança, Pina Bausch (1975, 1979) e Marina Tampini (2012), corroboram a intersecção entre as áreas. Além disso, pesquisadoras como Christine Greiner (2006), Helena Katz (2001) e Jussara Setenta (2008) potencializam as análises a partir da teoria Corpomídia. Para tratar aspectos filosóficos relacionados ao corpo, nomes como José Gil (2001), Gilles Deleuze (2002) e Giorgio Agamben (2009) foram elencados. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Aulus Mandagará | |
dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGL: Dissertações e Teses [296]
Abrange as dissertações e teses do PPGL.