Mostrar el registro sencillo del ítem
Professoras indígenas de Rondônia: os desafios da formação específica, bilíngue e multicultural - do projeto açaí ao curso licenciatura em educação básica
dc.creator | Silva, Francinete Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T11:57:54Z | |
dc.date.available | 2025-06-12T11:57:54Z | |
dc.date.issued | 2025-03-30 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Francinete Pereira da. Professoras indígenas de Rondônia: os desafios da formação específica, bilíngue e multicultural - do projeto açaí ao curso de licenciatura em educação básica. 2025. 276 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16085 | |
dc.description.abstract | This thesis has the objective to present an ethnographic research of the specific, bilingual, multilingual and intercultural indigenous teacher training offered by the state of Rondônia between 1988 to 2023. Our focus was an especial way on the work of indigenous woman/teacher, who faced and continue to fight against a kind of barrier to occupy spaces that Western culture has conventionally defined as male. This reality of exclusion is stronger when are cited indigenous women/teachers. In this sense, we opted for an anthropological analysis of teacher training from the perspective of these women, considering that the classroom in indigenous schools in the northern region is still a space mostly occupied by male teachers, even though there are qualified female teachers. That way, women are excluded from a place still dominated by the Western male category. To provide a theoretical and methodological basis for a qualitative approach, were used, among other authors, Gersem L. Baniwa (2019), Wilmar D’Angelis (2012), José Ribamar B. Freire (2004), and authors who discuss the theme of indigenous women, for example: Maria Lugones (2007), Gloria Anzaldúa (2005), Betty Mindlin (2003), Angela Sacchi (2014), Rita L. Segato (2003), Manuela C. da Cunha (2009), Gilda Kuitá and Darlene Taukane (2001), Rita G. Nascimento (2006), and Joziléia D. Schild (2023). Thus, based on the conceptions of these writers, I bring indigenous gender relations and the intersectionality that permeates indigenous teacher training in this part of the Amazon. I emphasize that this reality has been taking on new contours with the entry of women into academia/higher education, as well as with their engagement in the women's movement, via indigenous associations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Professoras indígenas | pt_BR |
dc.subject | Projeto açaí | pt_BR |
dc.subject | Educação intercultural | pt_BR |
dc.subject | Teachers training | pt_BR |
dc.subject | Indigenous female teachers | pt_BR |
dc.subject | Açai project | pt_BR |
dc.subject | Intercultural education | pt_BR |
dc.title | Professoras indígenas de Rondônia: os desafios da formação específica, bilíngue e multicultural - do projeto açaí ao curso licenciatura em educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Indigenous female teachers from Rondônia: the challenges of accessing specific and bilingual training - from the açaí project to the intercultural degree course | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9129112926303879 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0654279167900002 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese tem como objetivo apresentar uma pesquisa etnográfica da formação docente específica, bilíngue, multilíngue e intercultural indígena ofertada pelo estado Rondônia no lapso temporal de 1988 a 2023. Nosso foco foi, de modo especial, a atuação da mulher/professora indígena, que enfrentou e continua lutando contra uma espécie de barreira para ocupar espaços que a cultura ocidental convencionou como lugar masculino. Essa realidade de exclusão é mais incisiva em relação à mulher/professora indígena. Nesse sentido optamos por uma análise antropológica acerca da formação docente na perspectiva dessas mulheres, tendo em vista que a sala de aula nas escolas indígenas na região norte, ainda é espaço majoritariamente ocupado por professores, mesmo havendo professoras habilitadas. Assim a mulher fica excluída de um lugar ainda dominado pela categoria masculina ocidental. Para dar embasamento teórico metodológico numa abordagem qualitativa, utilizei entre outros autores Gersem L. Baniwa (2019), Wilmar D’Angelis (2012), José Ribamar B. Freire (2004) e autoras que discutem a temática mulher indígena como: Maria Lugones (2007), Gloria Anzaldúa (2005), Betty Mindlin (2003), Angela Sacchi (2014), Rita L. Segato (2003), Manuela C. da Cunha (2009), Gilda Kuitá e Darlene Taukane (2001), Rita G. Nascimento (2006) e Joziléia D. Schild (2023). Desse modo, a partir das concepções destes escritores e escritoras, abordo as relações de gênero indígena e a interseccionalidade que perpassa a formação docente indígena nessa parte da Amazônia. Ressalto, que essa realidade vem ganhando novos contornos com o ingresso da mulher na academia/ensino superior bem como, com o engajamento delas no movimento de mulheres, via associações indígenas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Altmann, Lori | |
dc.subject.cnpq1 | ANTROPOLOGIA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGAnt: Dissertações e Teses [164]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Antropologia