Aventuras geográficas: as potencialidades do RPG para o ensino de geografia na educação básica
Resumo
Diante da necessidade de discussões acerca de novos recursos didáticopedagógicos para o ensino de Geografia nas escolas, propomos uma discussão teórico-prática sobre o Role-Playing Game (RPG) como aliado do professor em sala de aula. O presente trabalho teve como objetivo central, analisar as potencialidades da utilização do RPG como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Os objetivos específicos dividem-se em três, sendo: a) elaborar uma proposta didática a partir da ludicidade do RPG, utilizando o conceito de território e as contribuições da cartografia escolar; b) analisar como o RPG pode mobilizar os conceitos de Território, Pensamento Espacial e Raciocínio Geográfico; e, c) avaliar de forma processual as aprendizagens desenvolvidas com os sujeitos participantes da pesquisa, a partir da utilização do RPG. Metodologicamente, a pesquisa foi estruturada na perspectiva de uma abordagem qualitativa e pela perspectiva filosófica com o foco construtivista, em que busca tecer o olhar crítico para a construção social, histórica e sobre os múltiplos significados dos participantes. Para melhor delineamento da proposta, inicialmente nos debruçamos em uma revisão bibliográfica, no intuito de fortalecer as bases teóricas que envolvem o tema da pesquisa. Dentre os conceitos geográficos abordados, destacamos o conceito de território. No que diz respeito ao Role-Playing Game — RPG foram abordados temas e conceitos, permitindo aproximações dos diálogos com áreas correlatas. Na sequência, com a elaboração do projeto de RPG, foi possível definir a escola e a faixa etária a ser aplicada a pesquisa. Com isso, o local escolhido foi o Colégio Municipal Pelotense (CMP), localizado na cidade de Pelotas–RS. O público alvo foi composto por alunos do 9º ano até o 3º ano do ensino médio. As atividades se desenvolveram no turno inverso, para que os alunos interessados pudessem participar dos encontros. Como resultados, podemos destacar que o RPG, revelouse um recurso didático potente no contexto de sua aplicação. Dentre seus benefícios, salientamos a capacidade de estimular a criatividade dos alunos, pois, ao construir narrativas e mergulhar no imaginário, possibilitou a vivência de outros mundos, o contato com diferentes culturas e a exploração de outros períodos históricos. Por fim, desejamos que esta proposta, juntamente com o livro Aventuras Geográficas, possa inspirar outras pesquisas e que o universo dos jogos no ensino da Geografia possa se ampliar e ganhar mais visibilidade, conferindo seu potencial ao processo educativo.