Show simple item record

dc.creatorRita, Vitória Domingues
dc.creatorGomes, Thabata Viviane Brandão
dc.creatorBenda, Rodolfo Novellino
dc.date.accessioned2025-04-24T16:04:53Z
dc.date.available2025-04-24T16:04:53Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRITA, Vitória Domingues; GOMES, Thábata Viviane Brandão; BENDA, Rodolfo Novellino. Desempenho de habilidades motoras fundamentais em Crianças com transtorno do espetro autista: uma revisão Sistemática. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15780
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento, cujas características já podem ser observadas no primeiro ano de vida (APA, 2014). As crianças com TEA frequentemente enfrentam desafios motores que podem impactar suas atividades diárias e suas interações sociais. Diversas pesquisas indicam que essas crianças tendem a apresentar dificuldades marcantes em coordenação motora, equilíbrio e habilidades motoras finas, o que pode complicar a execução de tarefas diárias e a participação em brincadeiras com outras crianças (FOURNIER et al., 2010). Cunha (2010) ressalta que esses atrasos e desafios ocorrem em um período importante, a fase de desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Os estímulos necessários para esse aprendizado geralmente vêm de atividades em grupo, que podem ser comprometidos pela dificuldade das pessoas com TEA em socializar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHabilidades motoraspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleDesempenho de habilidades motoras fundamentais em crianças com Transtorno do Espetro Autista: uma revisão Sistemáticapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record