dc.creator | Schmechel, Natália Schmiele | |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T15:13:50Z | |
dc.date.available | 2025-04-16 | |
dc.date.available | 2025-04-16T15:13:50Z | |
dc.date.issued | 2024-12-02 | |
dc.identifier.citation | SCHMECHEL, Natália Schmiele. O uso do Pop It na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Orientador: Antônio Maurício Medeiros Alves. Coorientação: Rita de Cassia de Souza Soares Ramos.2024. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática –Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15715 | |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of a research developed in the Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – to Universidade Federal de Pelotas (UFPel). The general objective of the work is to identify the development of mathematics learning of students in the 2nd year of Elementary School using Pop It in the addition operation, for problem solving. For this, it was used Pop It as a manipulative support to resolution of addition problems. Through Pop It, we sought to understand the processes that the students mobilized to identify and solve addition problems, and the contributions of Pop It to the addition calculations and also identify and categorize the students' errors, to better understand their relationship with the content. The participants of the research were students from the 2nd grade class, in the school years of 2023 and 2024, of a municipal public school, in Turuçu, Rio Grande do Sul. First, a pilot study was carried out in the year 2023 and the study took place the following year, in 2024. The research was developed in the area of Mathematics Education in a qualitative approach as the case study method. It contents analysis that was used for data analysis. According to the results obtained, the potential use of Pop It into Mathematics teaching was verified, because it can contribute to the construction of knowledge, helping students in learning and allowing them to see the representation of the actions they were performing. It presenting a new manipulative material as a counting material a new manipulative material used as counting material. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática nos anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Pop It | pt_BR |
dc.subject | Adição | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Mathematics in the early years | pt_BR |
dc.subject | Addition | pt_BR |
dc.subject | Learning. Early Years | pt_BR |
dc.title | O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2043343199989671 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3704006449718179 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ramos, Rita de Cássia de Souza Soares | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4861626888804809 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – (PPGECM) – da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a qual teve como objetivo geral identificar o desenvolvimento da aprendizagem de matemática de alunos do 2ºano do Ensino Fundamental utilizando o Pop It na operação da adição, para a resolução de problemas. Para isso, se promoveu a resolução de problemas de adição com o uso Pop It como suporte, sendo o mesmo considerado como um material manipulativo. Através deste material manipulável buscou-se, também, compreender os processos que os alunos mobilizaram para identificar e resolver problemas de adição, identificar as contribuições do Pop It para os cálculos de adição e identificar e categorizar os erros dos estudantes, para melhor entender sua relação com o conteúdo. Os participantes da pesquisa foram os alunos da turma de 2º ano, nos anos letivos de 2023 e 2024, de uma escola pública municipal, em Turuçu, Rio Grande do Sul. Primeiramente foi realizado um estudo piloto no ano de 2023 e o estudo ocorreu no ano seguinte, em 2024. A pesquisa foi desenvolvida na área da Educação Matemática numa abordagem qualitativa com princípios do método do estudo de caso. Para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos foi verificado o potencial de integrar ao ensino de Matemática o uso do Pop It, pois o mesmo pode contribuir para a construção do conhecimento, auxiliando os alunos na aprendizagem e possibilitando a eles verem a representação das ações que estavam realizando, desta forma, evidenciando a necessidade do uso de um novo material manipulativo utilizado como material de contagem. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Antônio Maurício Medeiros | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |