• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Natalia_Schmechel_Dissertação.pdf (1003.Kb)
Natalia_Schmechel_Produto.pdf (1.138Mb)
Data
2024-12-02
Autor
Schmechel, Natália Schmiele
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Essa dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – (PPGECM) – da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a qual teve como objetivo geral identificar o desenvolvimento da aprendizagem de matemática de alunos do 2ºano do Ensino Fundamental utilizando o Pop It na operação da adição, para a resolução de problemas. Para isso, se promoveu a resolução de problemas de adição com o uso Pop It como suporte, sendo o mesmo considerado como um material manipulativo. Através deste material manipulável buscou-se, também, compreender os processos que os alunos mobilizaram para identificar e resolver problemas de adição, identificar as contribuições do Pop It para os cálculos de adição e identificar e categorizar os erros dos estudantes, para melhor entender sua relação com o conteúdo. Os participantes da pesquisa foram os alunos da turma de 2º ano, nos anos letivos de 2023 e 2024, de uma escola pública municipal, em Turuçu, Rio Grande do Sul. Primeiramente foi realizado um estudo piloto no ano de 2023 e o estudo ocorreu no ano seguinte, em 2024. A pesquisa foi desenvolvida na área da Educação Matemática numa abordagem qualitativa com princípios do método do estudo de caso. Para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos foi verificado o potencial de integrar ao ensino de Matemática o uso do Pop It, pois o mesmo pode contribuir para a construção do conhecimento, auxiliando os alunos na aprendizagem e possibilitando a eles verem a representação das ações que estavam realizando, desta forma, evidenciando a necessidade do uso de um novo material manipulativo utilizado como material de contagem.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15715
Collections
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV