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dc.creatorSchmechel, Natália Schmiele
dc.date.accessioned2025-04-16T15:13:50Z
dc.date.available2025-04-16
dc.date.available2025-04-16T15:13:50Z
dc.date.issued2024-12-02
dc.identifier.citationSCHMECHEL, Natália Schmiele. O uso do Pop It na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Orientador: Antônio Maurício Medeiros Alves. Coorientação: Rita de Cassia de Souza Soares Ramos.2024. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática –Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15715
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research developed in the Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – to Universidade Federal de Pelotas (UFPel). The general objective of the work is to identify the development of mathematics learning of students in the 2nd year of Elementary School using Pop It in the addition operation, for problem solving. For this, it was used Pop It as a manipulative support to resolution of addition problems. Through Pop It, we sought to understand the processes that the students mobilized to identify and solve addition problems, and the contributions of Pop It to the addition calculations and also identify and categorize the students' errors, to better understand their relationship with the content. The participants of the research were students from the 2nd grade class, in the school years of 2023 and 2024, of a municipal public school, in Turuçu, Rio Grande do Sul. First, a pilot study was carried out in the year 2023 and the study took place the following year, in 2024. The research was developed in the area of Mathematics Education in a qualitative approach as the case study method. It contents analysis that was used for data analysis. According to the results obtained, the potential use of Pop It into Mathematics teaching was verified, because it can contribute to the construction of knowledge, helping students in learning and allowing them to see the representation of the actions they were performing. It presenting a new manipulative material as a counting material a new manipulative material used as counting material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática nos anos iniciaispt_BR
dc.subjectPop Itpt_BR
dc.subjectAdiçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectMathematics in the early yearspt_BR
dc.subjectAdditionpt_BR
dc.subjectLearning. Early Yearspt_BR
dc.titleO uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2043343199989671pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3704006449718179pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ramos, Rita de Cássia de Souza Soares
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4861626888804809pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – (PPGECM) – da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a qual teve como objetivo geral identificar o desenvolvimento da aprendizagem de matemática de alunos do 2ºano do Ensino Fundamental utilizando o Pop It na operação da adição, para a resolução de problemas. Para isso, se promoveu a resolução de problemas de adição com o uso Pop It como suporte, sendo o mesmo considerado como um material manipulativo. Através deste material manipulável buscou-se, também, compreender os processos que os alunos mobilizaram para identificar e resolver problemas de adição, identificar as contribuições do Pop It para os cálculos de adição e identificar e categorizar os erros dos estudantes, para melhor entender sua relação com o conteúdo. Os participantes da pesquisa foram os alunos da turma de 2º ano, nos anos letivos de 2023 e 2024, de uma escola pública municipal, em Turuçu, Rio Grande do Sul. Primeiramente foi realizado um estudo piloto no ano de 2023 e o estudo ocorreu no ano seguinte, em 2024. A pesquisa foi desenvolvida na área da Educação Matemática numa abordagem qualitativa com princípios do método do estudo de caso. Para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos foi verificado o potencial de integrar ao ensino de Matemática o uso do Pop It, pois o mesmo pode contribuir para a construção do conhecimento, auxiliando os alunos na aprendizagem e possibilitando a eles verem a representação das ações que estavam realizando, desta forma, evidenciando a necessidade do uso de um novo material manipulativo utilizado como material de contagem.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Antônio Maurício Medeiros
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


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