Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSperotto, Maria Eduarda Domingues
dc.date.accessioned2025-04-16T14:30:15Z
dc.date.available2025-04-16
dc.date.available2025-04-16T14:30:15Z
dc.date.issued2024-12-13
dc.identifier.citationSPEROTTO, Maria Eduarda Domingues. Recursos de tecnologia digital como mediadores dos processos de ensino e aprendizagem de biologia. Orientadora: Francele de Abreu Carlan. 2024. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15712
dc.description.abstractThis dissertation aimed to understand whether and how Biology teachers in public schools in the municipality of Pelotas/RS have been using digital technological resources in the post-pandemic period, as well as the role that Digital Technologies have played in lesson planning. The use of technological resources in schools can make learning more active, teaching more dynamic, and provide additional learning spaces beyond the traditional classroom. In Biology teaching, for example, Digital Technology (DT) resources can help teachers address complex and abstract content and offer various experiences without leaving the school premises. This research employed a predominantly qualitative, exploratory-descriptive methodological approach. Data collection instruments included a semi-structured interview with Biology teachers from public schools in Pelotas/RS and a bibliographic analysis for a State of Knowledge review conducted in databases such as the CAPES Periodicals Portal, Google Scholar, SciELO, and journals specialized in Science Education. Content Analysis was used for data interpretation. The results from the State of Knowledge review and the interviews with Biology teachers revealed some barriers to the effective use of Digital Technology (DT) resources in classrooms. These include structural deficiencies in schools (lack of quality computers and internet access), teachers’ workload, which they claim leaves no time for planning more elaborate lessons, and a lack of training, with some teachers feeling unprepared to use DTs. Furthermore, the analysis showed that teachers still have a limited understanding of the potential of DTs, often reducing them to factors such as student motivation and engagement. Very few studies analyzed highlighted the concern about the pedagogical aspects of technologies for fostering learning and adequately adapting Biology knowledge for classroom instruction. In addition, the interviewed teachers generally reported incorporating technological resources into their classes, although these remain quite traditional, such as slides, videos, and some Google tools like Google Forms, likely remnants of remote teaching practices during the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRecursos digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDigital resourcespt_BR
dc.subjectTeaching biologypt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleRecursos de tecnologia digital como mediadores dos processos de ensino e aprendizagem de biologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2695767948209594pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9327222157358583pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação consistiu em compreender se e como os professores de Biologia de escolas públicas do município de Pelotas/RS vêm fazendo uso dos recursos tecnológicos digitais no período pós-pandêmico, bem como o papel que as Tecnologias Digitais têm ocupado no planejamento das aulas dos docentes. O emprego de recursos tecnológicos, no espaço escolar, pode tornar a aprendizagem mais ativa, o ensino mais dinâmico e proporcionar outros espaços de aprendizagem, além da sala de aula tradicional. No ensino de Biologia, por exemplo, os recursos de Tecnologia Digital (TD) podem auxiliar o professor no ensino de conteúdos complexos e abstratos, assim como proporcionar diversas experiências sem ser necessário sair do espaço da escola. Nesta pesquisa, a abordagem metodológica utilizada, é predominantemente qualitativa do tipo exploratório-descritiva e como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas uma entrevista semi-estruturada com professores de Biologia de escolas públicas do município de Pelotas/RS e a análise bibliográfica para revisão do Estado do Conhecimento realizada em bases de dados como Portal de Periódicos da Capes, Google acadêmico, Scielo e em revistas especializadas em ensino de Ciências. Para análise dos dados produzidos foi utilizada Análise de Conteúdo. Como resultados encontrou-se na revisão do Estado do Conhecimento e na entrevista com os professores de Biologia que há algumas barreiras para a efetiva utilização de recursos de Tecnologia Digital (TD) em aula, entre elas: carência estrutural das escolas (ausência de bons computadores e de internet), sobrecarga de trabalho dos professores que alegam não ter tempo para o planejamento de aulas mais elaboradas e falta de formação dos docentes que não se sentem preparados, por vezes, para a utilização das TDs. Também, percebeu-se, durante as análises, que os professores ainda apresentam uma concepção limitada quanto ao emprego das TDs, reduzindo-as apenas a fatores como a motivação e o interesse dos alunos. Raríssimos trabalhos analisados evidenciaram a preocupação com os aspectos pedagógicos que as tecnologias podem envolver para o desenvolvimento da aprendizagem e da adequada transposição didática dos conhecimentos de Biologia. Além disso, os professores entrevistados, de forma geral, afirmaram incorporar recursos tecnológicos em suas aulas, embora bastante tradicionais, como slides, vídeos e alguns recursos do Google como Google Forms, possivelmente heranças do período de ensino remoto durante a pandemia da COVID 19.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Carlan, Francele de Abreu
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem