Recursos de tecnologia digital como mediadores dos processos de ensino e aprendizagem de biologia
Resumo
Esta dissertação consistiu em compreender se e como os professores de Biologia de escolas públicas do município de Pelotas/RS vêm fazendo uso dos recursos tecnológicos digitais no período pós-pandêmico, bem como o papel que as Tecnologias Digitais têm ocupado no planejamento das aulas dos docentes. O emprego de recursos tecnológicos, no espaço escolar, pode tornar a aprendizagem mais ativa, o ensino mais dinâmico e proporcionar outros espaços de aprendizagem, além da sala de aula tradicional. No ensino de Biologia, por exemplo, os recursos de Tecnologia Digital (TD) podem auxiliar o professor no ensino de conteúdos complexos e abstratos, assim como proporcionar diversas experiências sem ser necessário sair do espaço da escola. Nesta pesquisa, a abordagem metodológica utilizada, é predominantemente qualitativa do tipo exploratório-descritiva e como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas uma entrevista semi-estruturada com professores de Biologia de escolas públicas do município de Pelotas/RS e a análise bibliográfica para revisão do Estado do Conhecimento realizada em bases de dados como Portal de Periódicos da Capes, Google acadêmico, Scielo e em revistas especializadas em ensino de Ciências. Para análise dos dados produzidos foi utilizada Análise de Conteúdo. Como resultados encontrou-se na revisão do Estado do Conhecimento e na entrevista com os professores de Biologia que há algumas barreiras para a efetiva utilização de recursos de Tecnologia Digital (TD) em aula, entre elas: carência estrutural das escolas (ausência de bons computadores e de internet), sobrecarga de trabalho dos professores que alegam não ter tempo para o planejamento de aulas mais elaboradas e falta de formação dos docentes que não se sentem preparados, por vezes, para a utilização das TDs. Também, percebeu-se, durante as análises, que os professores ainda apresentam uma concepção limitada quanto ao emprego das TDs, reduzindo-as apenas a fatores como a motivação e o interesse dos alunos. Raríssimos trabalhos analisados evidenciaram a preocupação com os aspectos pedagógicos que as tecnologias podem envolver para o desenvolvimento da aprendizagem e da adequada transposição didática dos conhecimentos de Biologia. Além disso, os professores entrevistados, de forma geral, afirmaram incorporar recursos tecnológicos em suas aulas, embora bastante tradicionais, como slides, vídeos e alguns recursos do Google como Google Forms, possivelmente heranças do período de ensino remoto durante a pandemia da COVID 19.