Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBastos, Adriana Mendes
dc.date.accessioned2025-04-16T14:29:47Z
dc.date.available2025-04-16
dc.date.available2025-04-16T14:29:47Z
dc.date.issued2024-12-10
dc.identifier.citationBASTOS, Adriana Mendes. O emergir da educação matemática com significado e sentido para o conceito de numeração matemática para os alunos com TEA Transtorno do Espectro Autista no quarto ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15711
dc.description.abstractThe growing number of diagnoses of people with Autism Spectrum Disorder (ASD), in the search for understanding, management and understanding how the autistic person learns, elucidates the interest of different professionals not only in how to proceed from the clinical diagnosis, but also to know how the teaching-learning process occurs. In the area of mathematics education for students with ASD, although in the last five years we have found some scientific publications in the field, this study is still necessary, given the large number of mathematics education for students with ASD, although in the last five years we have found some scientific publications in the field, this study is still necessary, given the large number of diagnoses, the diversity and variability of the spectrum, which is considered complex. In this context, the inclusion process has been a challenge both for people with Autism Spectrum Disorder, in different spaces, not only to meet basic needs, but also so that they can develop individually and collectively, envisioning autonomy, and for the teachers who receive them. This research aims to contribute to understand the Concept of Mathematical Numeracy for Students with ASD-Autism Spectrum Disorder in the fourth year of Elementary School, identifying how collaborative and intersectoral work occurs in the care of people with ASD, elucidating the phenomenon and the factors that are interrelated in order to enable a systemic view. Thus, the importance of this research for obtaining and scientific understanding with regard to this process of mathematics education is considered, more specifically, the concept of mathematical numeracy of students with ASD. The research will take place at the Dr. Danilo Rolim de Moura Autistic Care Center in the city of Pelotas-RS, being developed from the exploratory-descriptive methodology with application of data collection instruments, to the teachers of the Specialized Educational Service, of the research students, at the Autistic Care Center, and the family, to the guardians of these students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectNumeraçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectNumeracypt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleO emergir da educação matemática com significado e sentido para o conceito de numeração matemática para os alunos com TEA Transtorno do Espectro Autista no quarto ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2745930048658188pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9199716328773316pt_BR
dc.description.resumoO número crescente de diagnósticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na busca por compreensão, e o próprio entendimento como a pessoa autista aprende, elucida o interesse de diferentes profissionais não somente de como proceder a partir do diagnóstico clínico, mas também, saber como ocorre o processo de ensino-aprendizagem. Na área da educação matemática para alunos com TEA, embora nos últimos cinco anos constatamos algumas publicações científicas no campo, mesmo assim, torna-se necessário este estudo, diante do grande número de diagnósticos, a diversidade e a variabilidade do espectro, considerado complexo. Neste contexto, o processo de inclusão tem sido um desafio tanto para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, nos diferentes espaços, não somente para suprir as necessidades básicas, mas também, para que possam desenvolver-se individualmente e coletivamente, vislumbrando autonomia, quanto para os professores que os recebem. Esta investigação visa contribuir para compreender o Conceito de Numeração Matemática para os Alunos com TEA-Transtorno do Espectro Autista no quarto ano do Ensino Fundamental, identificando como ocorre o trabalho colaborativo e intersetorial no atendimento às pessoas com TEA, elucidando o fenômeno e os fatores que se inter-relacionam com o objetivo de possibilitar uma visão sistêmica. Considera-se, desta forma, a importância dessa pesquisa para obtenção, e compreensão científica no que diz respeito a este processo da educação matemática, mais especificamente, o conceito de numeração matemática do aluno com TEA. A pesquisa ocorrerá no Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura na cidade de Pelotas-RS, sendo desenvolvida a partir da metodologia exploratório descritiva com aplicação de instrumentos de coleta de dados, aos professores do Atendimento Educacional Especializado, dos alunos da pesquisa, no Centro de Atendimento ao Autista, e a família, aos responsáveis destes alunos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem