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O emergir da educação matemática com significado e sentido para o conceito de numeração matemática para os alunos com TEA Transtorno do Espectro Autista no quarto ano do ensino fundamental

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Adriana_Bastos_Dissertação.pdf (1.166Mb)
Adriana_Bastos_produto.pdf (2.589Mb)
Data
2024-12-10
Autor
Bastos, Adriana Mendes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O número crescente de diagnósticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na busca por compreensão, e o próprio entendimento como a pessoa autista aprende, elucida o interesse de diferentes profissionais não somente de como proceder a partir do diagnóstico clínico, mas também, saber como ocorre o processo de ensino-aprendizagem. Na área da educação matemática para alunos com TEA, embora nos últimos cinco anos constatamos algumas publicações científicas no campo, mesmo assim, torna-se necessário este estudo, diante do grande número de diagnósticos, a diversidade e a variabilidade do espectro, considerado complexo. Neste contexto, o processo de inclusão tem sido um desafio tanto para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, nos diferentes espaços, não somente para suprir as necessidades básicas, mas também, para que possam desenvolver-se individualmente e coletivamente, vislumbrando autonomia, quanto para os professores que os recebem. Esta investigação visa contribuir para compreender o Conceito de Numeração Matemática para os Alunos com TEA-Transtorno do Espectro Autista no quarto ano do Ensino Fundamental, identificando como ocorre o trabalho colaborativo e intersetorial no atendimento às pessoas com TEA, elucidando o fenômeno e os fatores que se inter-relacionam com o objetivo de possibilitar uma visão sistêmica. Considera-se, desta forma, a importância dessa pesquisa para obtenção, e compreensão científica no que diz respeito a este processo da educação matemática, mais especificamente, o conceito de numeração matemática do aluno com TEA. A pesquisa ocorrerá no Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura na cidade de Pelotas-RS, sendo desenvolvida a partir da metodologia exploratório descritiva com aplicação de instrumentos de coleta de dados, aos professores do Atendimento Educacional Especializado, dos alunos da pesquisa, no Centro de Atendimento ao Autista, e a família, aos responsáveis destes alunos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15711
Collections
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

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