• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A utilização de vídeos interativos no ensino de Matemática

Thumbnail
Ver/
Dissertação_Rodrigo Padilha Silveira.pdf (5.013Mb)
Fecha
2024-10-23
Autor
Silveira, Rodrigo Padilha
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta dissertação realizou uma investigação com abordagem qualitativa com o objetivo de analisar como os professores da Educação Básica utilizam e avaliam a integração dos vídeos interativos em atividades de ensino de Matemática. Para isso, foi executada uma pesquisa-ação que envolveu a oferta de um curso de criação de vídeos interativos para professores da Educação Básica na modalidade a distância. Como trabalho final do curso, os professores elaboraram um vídeo interativo com conteúdo de Matemática, aplicaram-no com seus alunos e relataram a experiência vivenciada. A coleta de dados foi feita por meio do formulário de inscrição, atividades propostas durante o curso, observações do pesquisador e formulário de avaliação do curso. O material empírico foi organizado e submetido à análise por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, originando as seguintes categorias: Interatividade e Engajamento, Revisão e Retomada de Conteúdos, Aplicação Prática e Contextualização, Monitoramento e Avaliação. Os resultados evidenciam que os vídeos interativos são ferramentas promissoras que instigam e facilitam a aprendizagem, sua utilização, entretanto, depende de fatores como a disponibilidade de tecnologia, o treinamento dos professores e um contexto específico de ensino. A transformação das práticas pedagógicas não é um processo automático, pois requer suporte Pedagógico cuidadoso, planejamento criterioso e alinhamento com as demandas e interesses dos estudantes.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15532
Colecciones
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV