| dc.creator | Costa, Rosangela Coelho | |
| dc.creator | Bussoletti, Denise Marcos | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:12:31Z | |
| dc.date.available | 2025-03-18T19:12:31Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | COSTA, Rosangela Coelho; BUSSOLETTI, Denise Marcos. As “pedras" rolam na sala de aula: proposta pedagógica antirracista e decolonial no âmbito escolar maranhense. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15348 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como propósito investigar as possibilidades de práticas educativas utilizando o reggae enquanto cultura afrodiasporica na sala de aula, uma vez que faz parte da realidade sociocultural dos alunos, permitindo a germinação de discussões sob a perspectiva da desconstrução ideológica eurocêntrica, coibindo o racismo que ocorrem na sala de aula, incentivando o pertencimento identitário, além de proporcionar mecanismos para o desenvolvimento da educação libertária, emancipatória e antiracista. em uma escola pública de São Luís – Maranhão, levando em conta a ligação histórica e
sociocultural da população com esse gênero musical. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia decolonial | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia antirracista | pt_BR |
| dc.title | As “pedras" rolam na sala de aula: proposta pedagógica antirracista e decolonial no âmbito escolar maranhense | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |