dc.creator | Araújo, Luana Broni de | |
dc.creator | Leivas, Cláudio Roberto Cogo | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:11:44Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T19:11:44Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Luana Broni de; LEIVAS, Cláudio Roberto Cogo. Uma análise da noção de multidão e povo em Thomas Hobbes: uma resposta aos conflitos ideológicos na Inglaterra (1642- 1651). In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15346 | |
dc.description.abstract | O filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) é um dos teóricos mais importantes da modernidade. Ao dissertar sobre o estado de natureza, o contrato social e o Estado Civil, o filósofo inglês reitera a importância desse último para a consolidação da ordem e alcance da paz entre os homens. Ao compreender o contexto histórico em que Hobbes desenvolve as suas obras políticas, em especial, o Leviatã, se constata a existência de dois grupos ideológicos opostos – Parlamentaristas e Levellers - na Inglaterra que utilizam o conceito de multidão e povo no desenvolvimento e defesa das suas ideias. Para os parlamentaristas, o representante do povo é o próprio parlamento embasado em uma concepção de soberania popular. Mas, quem era considerado povo? O conjunto de ingleses livres, com rendimentos mensais que atinjam 40 libras anuais (OSTRENSKY, 2010). Os levellers - grupo que se opõe aos parlamentaristas – defendem uma soberania da multidão e um direito de resistência, almejavam uma reforma social que incluíam todos os indivíduos do país, sem critério de renda. As pautas não agradaram os parlamentaristas, por implicarem em mudanças substanciais na hierarquia social e política do país. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Thomas Hobbes | pt_BR |
dc.title | Uma análise da noção de multidão e povo em Thomas Hobbes: uma resposta aos conflitos ideológicos na Inglaterra (1642- 1651) | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |