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Exploração e reflexões sobre o processo de documentação as-built, com uso de BIM e nuvem de pontos aplicadas em edificações

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Exploração e reflexões sobre o processo de documentação as-built, com uso de BIM e nuvem de pontos aplicadas em edificações (4.077Mb)
Data
2024-11-12
Autor
Mello, Marco Antonio
Metadata
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Resumo
Nos últimos anos, a adoção da tecnologia Building Information Modeling (BIM) vem se estabelecendo no setor da arquitetura, engenharia, construção e operações (AECO). Isso é resultado das inúmeras vantagens que essa tecnologia oferece em diferentes estágios do ciclo de vida das edificações, como, por exemplo, auxiliar no registro de dados confiáveis e permitir a colaboração em projetos. Apesar desses avanços, ainda é comum que abordagens tradicionais de entregas de projetos não forneçam a documentação completa no final da construção, ou que atividades operacionais, como o levantamento de dados, envolvam a transferência manual das informações obtidas. Isto pode provocar um aumento na duração dos levantamentos in loco, bem como em uma maior propensão a erros entre a transferência de medições e a interpretação da informação obtida. Algumas pesquisas, tem explorado técnicas de digitalização 3D, e o uso de BIM para documentação as-built, demonstrando ser fundamental para usuários finais e outros participantes interessados na construção. No entanto, ainda é um assunto pouco explorado na literatura. O objetivo deste trabalho é propor diretrizes para otimizar o processo de trabalho da documentação as-built utilizando BIM e nuvem de pontos. Como estrutura para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia adotada é a Design Science Research (DSR), pois visa à criação de um artefato para solucionar um problema real. A pesquisa utiliza uma investigação bibliográfica para reconhecer principais problemas ao longo do fluxo de trabalho, além de aplicação prática mediantes estudos de casos, ao longo das fases de documentação as-built.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15310
Collections
  • PROGRAU: Dissertações e Teses [244]

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