• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Explorando o potencial da linguagem python no ensino de matemática: uma análise da utilização por estudantes do ensino médio

Thumbnail
View/Open
Dissertação_JERÔNIMO MEDINA MADRUGA.pdf (6.411Mb)
Date
2024-04-29
Author
Madruga, Jerônimo Medina
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho realizou uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar como os estudantes do ensino médio podem utilizar a linguagem de programação Python para a resolução de atividades matemáticas. Para isso, foi conduzida uma pesquisa participante por meio da oferta de um curso on-line de criação de jogos digitais utilizando a linguagem Python, direcionado a alunos do ensino médio. A coleta de dados foi realizada através do registro de interações com os estudantes, coleta de logs no e-PROJETO, acesso aos dados do YouTube Analytics e aplicação de um questionário ao final do curso. O curso foi dividido em quatro módulos semanais, abrangendo desde conceitos básicos de programação até a criação de jogos e aplicativos matemáticos, com encontros virtuais para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento das atividades propostas. Ferramentas como videoaulas, resumos digitais, tarefas práticas e vídeos de feedback foram utilizadas para reforçar o aprendizado. A análise dos dados coletados indicou a existência de três categorias segundo a análise de conteúdo de Bardin: o engajamento dos alunos no curso, o aprendizado da Matemática para a criação dos jogos e a compreensão da matemática por parte dos participantes. A pesquisa concluiu que o uso da linguagem Python no ensino de matemática pode ser uma estratégia eficaz para engajar os alunos e melhorar o aprendizado, desde que haja um planejamento didático adequado ao uso da tecnologia.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15241
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV