| dc.creator | Coletto, Thaís Fabiana | |
| dc.creator | Klein, Madalena | |
| dc.date.accessioned | 2025-02-18T14:57:49Z | |
| dc.date.available | 2025-02-18T14:57:49Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | COLETTO, Thaís Fabiana; KLEIN, Madalena. Inclusão universitária: o papel dos núcleos de acessibilidade e a experiência dos estudantes com deficiência. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15003 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho, recorte de projeto de dissertação em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, realizado com Bolsa Demanda Social da CAPES, busca compreender o que a literatura tem apontado como papel dos Núcleos de Acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) e como estes influenciam na experiência acadêmica dos estudantes com deficiência. O objetivo foi verificar o que vem sendo produzido sobre a temática e refletir sobre como e por onde anda o diálogo da Inclusão no contexto da Educação Superior. A revisão busca abordar os principais desafios enfrentados pelos núcleos, bem como as percepções dos estudantes sobre essas práticas. Foram analisados estudos que versavam sobre as políticas públicas de acessibilidade, o impacto das ações dos núcleos e as dificuldades enfrentadas pelas instituições na
implementação de práticas inclusivas. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão universitária | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Práticas inclusivas | pt_BR |
| dc.title | Inclusão universitária: o papel dos núcleos de acessibilidade e a experiência dos estudantes com deficiência | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |