| dc.description.abstract | O presente trabalho é um recorte de tese que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFPel, na linha de pesquisa Saberes Insurgentes e Pedagogias Trangressoras e tem como objetivo a compreensão da fundação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Unilab, como possibilidade da epistemologia do Sul global. Buscamos contextualizar a Cooperação Sul-Sul, com foco na cooperação entre Brasil e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Para embasar epistemologicamente este trabalho, está sendo considerada a perspectiva das
Epistemologias do Sul de SANTOS e MENESES (2009), e outras contribuições em relação à temática. Através da cooperação Sul-Sul, a Unilab foi fundada por meio da lei federal nº 12.289/2010, possibilitando vários acordos entre Brasil e países da África membros da Comunidade dos Países da Língua Oficial Portuguesa (CPLP). Esta Universidade recebe estudantes ingressantes dos cinco países africanos que têm o português como a sua “língua oficial”, nomeadamente, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; de igual modo, estudantes brasileiros e estudantes do Timor Leste, um país da Ásia cuja língua oficial é portuguesa. O interesse central é explorar a educação como um elemento fundamental dessa cooperação, incorporando princípios que orientam a colaboração entre o Brasil e os PALOPs, em consonância com os valores de solidariedade e engajamento entre nações. Este enfoque proporcionará uma base conceitual para a construção epistemológica desta pesquisa. | pt_BR |