dc.creator | Silveira, Raquel Padilha | |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T12:18:22Z | |
dc.date.available | 2025-02-05T12:18:22Z | |
dc.date.issued | 2024-06-26 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Raquel Padilha. A utilização de vídeos como material pedagógico para Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Rosária Ilgenfritz Sperotto. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14917 | |
dc.description.abstract | This paper focuses on the use of videos as teaching material in Financial Education classes
in the final years of elementary school. Using a qualitative approach, the general aim of the
research was to analyze how mathematics teachers in the final years of public elementary
school perceive/understand the potential of videos, as teaching materials, in subjects that
address financial education. To this end, an action research project was carried out to help
teachers adopt the guidelines indicated by the National Common Core Curriculum (BNCC) to
introduce Financial Education content in Basic Education. Teachers were offered an online
Financial Education course using videos based on the content proposed by the BNCC. The
participants learned how to create their own videos using Animaker software, used the
teaching materials presented in the course with their students and narrated the experience.
The data collection instruments were the registration form, proposed tasks and the
researcher's observations. Using Bardin's Content Analysis, the data collected was organized
and analyzed to obtain the results, and the following categories emerged: Conceptual
Understanding, Reflection and Critique, Integration and Interdisciplinarity and Skills
Development. The results showed how important the use of digital tools is in the teaching and
learning process of Financial Education and the enthusiasm and willingness of the teachers to
learn how to use these tools, so that they could then produce their own videos and present
them in the classroom. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Vídeos | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Primary education | pt_BR |
dc.title | A utilização de vídeos como material pedagógico para Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0250726878296590 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0003-1558-7804 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1436864977165746 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como foco o uso de vídeos como material pedagógico nas aulas de
Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem
qualitativa, a pesquisa teve como objetivo geral analisar como os professores de Matemática
dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública percebem/compreendem o potencial
dos vídeos, como material pedagógico, em assuntos que abordam a Educação Financeira.
Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação, que se caracterizou por auxiliar os professores
na adoção das orientações indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de
introduzir conteúdos de Educação Financeira na Educação Básica. Foi oferecido aos
professores, um curso on-line de Educação Financeira com a utilização de vídeos, a partir dos
conteúdos propostos pela BNCC. Os participantes aprenderam, a partir do uso do software
Animaker, a criarem os seus próprios vídeos, utilizaram os materiais didáticos apresentados
no curso com seus alunos e fizeram a narrativa dessa experiência. Os instrumentos de coleta
de dados foram a ficha de inscrição, tarefas propostas e observações da pesquisadora. Por
meio da Análise de Conteúdo de Bardin os dados coletados foram organizados e analisados
para obtenção dos resultados, surgindo as seguintes categorias: Compreensão Conceitual,
Reflexão e Crítica, Integração e Interdisciplinaridade e Desenvolvimento de Habilidades. Os
resultados mostraram o quão importante é o uso de ferramentas digitais no processo de
ensino e aprendizagem de Educação Financeira e o entusiasmo e a vontade dos professores
em aprender a utilizar essas ferramentas, para em um segundo momento, produzirem seus
próprios vídeos e apresentá-los em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sperotto, Rosária Ilgenfritz | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |