Show simple item record

dc.creatorSilveira, Raquel Padilha
dc.date.accessioned2025-02-05T12:18:22Z
dc.date.available2025-02-05T12:18:22Z
dc.date.issued2024-06-26
dc.identifier.citationSILVEIRA, Raquel Padilha. A utilização de vídeos como material pedagógico para Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamental. Orientadora: Rosária Ilgenfritz Sperotto. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14917
dc.description.abstractThis paper focuses on the use of videos as teaching material in Financial Education classes in the final years of elementary school. Using a qualitative approach, the general aim of the research was to analyze how mathematics teachers in the final years of public elementary school perceive/understand the potential of videos, as teaching materials, in subjects that address financial education. To this end, an action research project was carried out to help teachers adopt the guidelines indicated by the National Common Core Curriculum (BNCC) to introduce Financial Education content in Basic Education. Teachers were offered an online Financial Education course using videos based on the content proposed by the BNCC. The participants learned how to create their own videos using Animaker software, used the teaching materials presented in the course with their students and narrated the experience. The data collection instruments were the registration form, proposed tasks and the researcher's observations. Using Bardin's Content Analysis, the data collected was organized and analyzed to obtain the results, and the following categories emerged: Conceptual Understanding, Reflection and Critique, Integration and Interdisciplinarity and Skills Development. The results showed how important the use of digital tools is in the teaching and learning process of Financial Education and the enthusiasm and willingness of the teachers to learn how to use these tools, so that they could then produce their own videos and present them in the classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectVídeospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectPrimary educationpt_BR
dc.titleA utilização de vídeos como material pedagógico para Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0250726878296590pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-1558-7804pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1436864977165746pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como foco o uso de vídeos como material pedagógico nas aulas de Educação Financeira dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa teve como objetivo geral analisar como os professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública percebem/compreendem o potencial dos vídeos, como material pedagógico, em assuntos que abordam a Educação Financeira. Para isso, foi realizada uma pesquisa-ação, que se caracterizou por auxiliar os professores na adoção das orientações indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de introduzir conteúdos de Educação Financeira na Educação Básica. Foi oferecido aos professores, um curso on-line de Educação Financeira com a utilização de vídeos, a partir dos conteúdos propostos pela BNCC. Os participantes aprenderam, a partir do uso do software Animaker, a criarem os seus próprios vídeos, utilizaram os materiais didáticos apresentados no curso com seus alunos e fizeram a narrativa dessa experiência. Os instrumentos de coleta de dados foram a ficha de inscrição, tarefas propostas e observações da pesquisadora. Por meio da Análise de Conteúdo de Bardin os dados coletados foram organizados e analisados para obtenção dos resultados, surgindo as seguintes categorias: Compreensão Conceitual, Reflexão e Crítica, Integração e Interdisciplinaridade e Desenvolvimento de Habilidades. Os resultados mostraram o quão importante é o uso de ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem de Educação Financeira e o entusiasmo e a vontade dos professores em aprender a utilizar essas ferramentas, para em um segundo momento, produzirem seus próprios vídeos e apresentá-los em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Sperotto, Rosária Ilgenfritz
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record