Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Luiz Henrique Menezes de
dc.date.accessioned2025-02-05T12:18:06Z
dc.date.available2025-02-05T12:18:06Z
dc.date.issued2024-03-21
dc.identifier.citationLIMA, Luiz Henrique Menezes de. Letramento matemático: compreensão de professores dos anos finais do ensino fundamental. Orientadora: Daiane Scopel Boff. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14915
dc.description.abstractThis dissertation aims to describe and analyze the understanding of Mathematical Literacy among Math teachers working in the final years of Elementary School, highlighting some statements made by them when they come into contact with this theme. The research question was expressed as: In what ways do Mathematics teachers demonstrate their understanding of Mathematical Literacy in the final years of Elementary School? The research, of a qualitative nature, involved the application of online questionnaires built using Google Forms, with the analysis of the materiality inspired by Content Analysis (Bardin, 1977). Seven Math teachers from two schools in the municipality of Alagoinhas, Bahia, Brazil, participated in the study. The research was supported by theories from the field of Mathematics Education and studies on Mathematical Literacy (Soares, 2009; Kleiman, 1995; 2006). Furthermore, the research examined Mathematics teaching, considering its historicity, based on the concept of Mathematical Literacy described in national and international documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Programme for International Student Assessment (PISA). The analyses show that the understanding of Mathematical Literacy among teachers of the final years of Elementary School is close to the understanding expressed in the BNCC (2017), which defines Mathematical Literacy as the use of competencies and skills to reason, represent, communicate, and argue mathematically, in order to promote the establishment of conjectures, formulation, and problem-solving in a variety of contexts, using mathematical concepts, procedures, facts, and tools. In addition to this meaning, the teachers recognize gaps in their own training, assuming an investigative and interested stance on Mathematical Literacy. They also indicate how important it is for Math teaching to also adopt this approach, through activities that involve reading and writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectDocência em matemáticapt_BR
dc.subjectAnos finaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematical literacypt_BR
dc.subjectMath teachingpt_BR
dc.subjectFinal yearspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleLetramento matemático: compreensão de professores dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMathematical literacy: understanding of teachers in the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-4605-8836pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0339462278935498pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-2860-686Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9679635538989977pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo descrever e analisar a compreensão de professores de Matemática que exercem à docência nos anos finais do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático, dando visibilidade a algumas enunciações que são ditas por eles quando entram em contato com esta temática. A questão de pesquisa foi expressa por: De que modo professores de Matemática manifestam sua compreensão sobre Letramento Matemático nos anos finais do Ensino Fundamental? A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu a realização de questionários on-line, construídos por meio do Google Forms, sendo a análise da materialidade inspirada na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Participaram da pesquisa 7 professores que exercem à docência em Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, de duas escolas do município de Alagoinhas, na Bahia. A investigação teve como suporte teorizações do campo da Educação Matemática e estudos sobre Letramento Matemático (Soares, 2009; Kleiman, 1995; 2006). Ainda, a pesquisa interrogou à docência em Matemática, considerando a sua historicidade, a partir do conceito de Letramento Matemático, descrito em documentos nacionais e internacionais, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA). As análises mostram que a compreensão dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático têm proximidade com o entendimento expresso na BNCC (2017), que toma Letramento Matemático como o uso das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. Adjacente a essa significação, os professores reconhecem lacunas em sua própria formação, assumindo uma postura investigativa e interessada sobre Letramento Matemático e indicando a importância de que o ensino de Matemática assuma, também, esse direcionamento, por meio de atividades que envolvam a leitura e a escrita.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Boff, Daiane Scopel
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples