Letramento matemático: compreensão de professores dos anos finais do ensino fundamental

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Data
2024-03-21Autor
Lima, Luiz Henrique Menezes de
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Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar a compreensão de professores de
Matemática que exercem à docência nos anos finais do Ensino Fundamental sobre
Letramento Matemático, dando visibilidade a algumas enunciações que são ditas por eles
quando entram em contato com esta temática. A questão de pesquisa foi expressa por: De
que modo professores de Matemática manifestam sua compreensão sobre Letramento
Matemático nos anos finais do Ensino Fundamental? A pesquisa, de natureza qualitativa,
envolveu a realização de questionários on-line, construídos por meio do Google Forms,
sendo a análise da materialidade inspirada na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977).
Participaram da pesquisa 7 professores que exercem à docência em Matemática nos anos
finais do Ensino Fundamental, de duas escolas do município de Alagoinhas, na Bahia. A
investigação teve como suporte teorizações do campo da Educação Matemática e estudos
sobre Letramento Matemático (Soares, 2009; Kleiman, 1995; 2006). Ainda, a pesquisa
interrogou à docência em Matemática, considerando a sua historicidade, a partir do
conceito de Letramento Matemático, descrito em documentos nacionais e internacionais,
tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Programa Internacional de
Avaliação dos Estudantes (PISA). As análises mostram que a compreensão dos
professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático têm
proximidade com o entendimento expresso na BNCC (2017), que toma Letramento
Matemático como o uso das competências e habilidades de raciocinar, representar,
comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de
conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos,
utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. Adjacente a essa
significação, os professores reconhecem lacunas em sua própria formação, assumindo
uma postura investigativa e interessada sobre Letramento Matemático e indicando a
importância de que o ensino de Matemática assuma, também, esse direcionamento, por
meio de atividades que envolvam a leitura e a escrita.