dc.creator | Lima, Luiz Henrique Menezes de | |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T12:18:06Z | |
dc.date.available | 2025-02-05T12:18:06Z | |
dc.date.issued | 2024-03-21 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Luiz Henrique Menezes de. Letramento matemático: compreensão de professores dos anos finais do ensino fundamental.
Orientadora: Daiane Scopel Boff. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14915 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims to describe and analyze the understanding of Mathematical
Literacy among Math teachers working in the final years of Elementary School,
highlighting some statements made by them when they come into contact with this theme.
The research question was expressed as: In what ways do Mathematics teachers
demonstrate their understanding of Mathematical Literacy in the final years of
Elementary School? The research, of a qualitative nature, involved the application of
online questionnaires built using Google Forms, with the analysis of the materiality
inspired by Content Analysis (Bardin, 1977). Seven Math teachers from two schools in
the municipality of Alagoinhas, Bahia, Brazil, participated in the study. The research was
supported by theories from the field of Mathematics Education and studies on
Mathematical Literacy (Soares, 2009; Kleiman, 1995; 2006). Furthermore, the research
examined Mathematics teaching, considering its historicity, based on the concept of
Mathematical Literacy described in national and international documents, such as the
National Common Curricular Base (BNCC) and the Programme for International Student
Assessment (PISA). The analyses show that the understanding of Mathematical Literacy
among teachers of the final years of Elementary School is close to the understanding
expressed in the BNCC (2017), which defines Mathematical Literacy as the use of
competencies and skills to reason, represent, communicate, and argue mathematically, in
order to promote the establishment of conjectures, formulation, and problem-solving in a
variety of contexts, using mathematical concepts, procedures, facts, and tools. In addition
to this meaning, the teachers recognize gaps in their own training, assuming an
investigative and interested stance on Mathematical Literacy. They also indicate how
important it is for Math teaching to also adopt this approach, through activities that
involve reading and writing. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Letramento matemático | pt_BR |
dc.subject | Docência em matemática | pt_BR |
dc.subject | Anos finais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Mathematical literacy | pt_BR |
dc.subject | Math teaching | pt_BR |
dc.subject | Final years | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.title | Letramento matemático: compreensão de professores dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical literacy: understanding of teachers in the final years of elementary school | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0002-4605-8836 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0339462278935498 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-2860-686X | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9679635538989977 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar a compreensão de professores de
Matemática que exercem à docência nos anos finais do Ensino Fundamental sobre
Letramento Matemático, dando visibilidade a algumas enunciações que são ditas por eles
quando entram em contato com esta temática. A questão de pesquisa foi expressa por: De
que modo professores de Matemática manifestam sua compreensão sobre Letramento
Matemático nos anos finais do Ensino Fundamental? A pesquisa, de natureza qualitativa,
envolveu a realização de questionários on-line, construídos por meio do Google Forms,
sendo a análise da materialidade inspirada na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977).
Participaram da pesquisa 7 professores que exercem à docência em Matemática nos anos
finais do Ensino Fundamental, de duas escolas do município de Alagoinhas, na Bahia. A
investigação teve como suporte teorizações do campo da Educação Matemática e estudos
sobre Letramento Matemático (Soares, 2009; Kleiman, 1995; 2006). Ainda, a pesquisa
interrogou à docência em Matemática, considerando a sua historicidade, a partir do
conceito de Letramento Matemático, descrito em documentos nacionais e internacionais,
tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Programa Internacional de
Avaliação dos Estudantes (PISA). As análises mostram que a compreensão dos
professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático têm
proximidade com o entendimento expresso na BNCC (2017), que toma Letramento
Matemático como o uso das competências e habilidades de raciocinar, representar,
comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de
conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos,
utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. Adjacente a essa
significação, os professores reconhecem lacunas em sua própria formação, assumindo
uma postura investigativa e interessada sobre Letramento Matemático e indicando a
importância de que o ensino de Matemática assuma, também, esse direcionamento, por
meio de atividades que envolvam a leitura e a escrita. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Boff, Daiane Scopel | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |