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dc.creatorNachtigall, Cícero
dc.creatorDomingues, Ana Maria Bersch
dc.creatorFerreira, Shaiane de Freitas
dc.creatorAlves, Rozane da Silveira
dc.date.accessioned2025-01-27T14:04:57Z
dc.date.available2025-01-27T14:04:57Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationNACHTIGALL, Cícero et al. Um estudo comparativo acerca da eficácia da sala de aula invertida nas disciplinas de Cálculo e Análise real. Revista Prociências, v.3, n.2, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14845
dc.description.abstractEste trabalho procurou abordar o uso de metodologias ativas, particularmente o uso Sala de Aula Invertida, como alternativa para potencializar a aprendizagem em matemática no âmbito universitário. Buscou-se investigar as percepções dos estudantes de duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, para as quais a metodologia foi aplicada durante o semestre 2019/1. Uma delas, de Cálculo I, pertencente ao elenco de disciplinas do primeiro ano e a outra, de Análise Real I, configura entre as disciplinas do último ano do curso. Embora as duas disciplinas pertençam à grade curricular obrigatória do curso de matemática e tenham estreitas ligações entre si, elas se diferenciam entre si pelo nível de amadurecimento acadêmico esperado dos estudantes matriculados. Ao final do referido semestre, os autores da aplicaram um questionário, para ambas as turmas, com objetivo de investigar se houve diferenças significativas em relação á receptividade da metodologia utilizada, quando comparadas as respostas das duas turmas. O estudo indica que a metodologia Sala de Aula Invertida teve boa aceitação entre os estudantes, tendo em vista que mais de 90% afirmou considerar as aulas invertidas mais produtivas do que as aulas expositivas tradicionais. A totalidade dos respondentes declarou não possuir qualquer conhecimento prévio sobre a referida metodologia e não foram identificadas diferenças significativas nas respostas dos questionários das duas turmas. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa encontra respaldo em Bacich, Neto e Trevisani (2015), Bacich e Moran (2018) Bergmann (2018), Valente (2015), Horn e Staker (2015) e Reis (2001).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCálculo diferencial e integralpt_BR
dc.subjectAnálise realpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.titleUm estudo comparativo acerca da eficácia da sala de aula invertida nas disciplinas de Cálculo e Análise realpt_BR
dc.title.alternativeA comparative study on the effectiveness of the inverted classroom in the Calculus and Real analysis disciplinespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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