Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Nathiele Brito
dc.date.accessioned2025-01-23T22:47:57Z
dc.date.available2025-01-23
dc.date.available2025-01-23T22:47:57Z
dc.date.issued2023-03-14
dc.identifier.citationSILVA, Nathiele Brito. Acesso à justiça e ensino jurídico: a busca por um novo ethos ecojurídico. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14839
dc.description.abstractLegal education in Brazil is marked by a long history of political control and imprisoning the improvement of the quality of education, in the face of the dominant market vision that prioritizes the reductionism of knowledge and the application of technicist methods, at the same time, in the face of the complexity of relationships and contemporary society, have demanded from legal professionals a dynamic of action not anticipated by academic training. In this sense, what is the profile of the legal professional expected from law schools in the country? Are law courses committed to the development of an ethical and responsible legal education, from an ecological point of view, of its students, in the construction of an eco-legal ethos? That is to say, precisely concerning the legal education of the UFPEL law course, do students feel prepared and professionally trained to perform the profession, in an ethical, humanized and ecological way, to enhance the effectiveness of access to justice? To raise this discussion, the present research starts from the 4th wave of renewal of access to justice, which considers professional ethics and legal education inseparable elements from the search for effective access to justice. In addition to the theoretical framework, the research intends to diagnose the profile of legal education at the Federal University of Pelotas/RS, considering its pedagogical project, the curricular matrix and the perspective of freshmen, graduating and law school graduate, through the application of questionnaires. In this sense, through the use of the hypothetical-deductive method and empirical research, with a descriptive contribution and analysis of data, in a qualitative approach, the research intends to present perspectives for the transformation of access to justice, from ethical legal teaching, humanized and ecological.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino Jurídicopt_BR
dc.subjectÉtica Profissionalpt_BR
dc.subjectEcologia do Saberpt_BR
dc.subjectAcesso à Justiçapt_BR
dc.subject4ª Onda Renovatóriapt_BR
dc.titleAcesso à justiça e ensino jurídico: a busca por um novo ethos ecojurídicopt_BR
dc.title.alternativeAccess to justice and legal education: the search for a new eco-legal ethospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7265572618547238pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0642088196069292pt_BR
dc.description.resumoO ensino do direito no Brasil, marcado por uma longa história de controle político e aprisionamento da melhora da qualidade de ensino, face a visão de mercado dominante que prioriza o reducionismo do saber e a aplicação de métodos tecnicistas, ao mesmo tempo, diante da complexidade das relações e da sociedade contemporânea, têm exigido dos profissionais da área jurídica uma dinâmica de atuação não antecipada pela formação acadêmica. Nesse sentido, questiona-se sobre qual o perfil do profissional da área jurídica é esperado das faculdades de direito do país? Os cursos de direito estão comprometidos com o desenvolvimento de um ensino jurídico ético e responsável, do ponto de vista ecológico, dos seus alunos, na construção de um ethos ecojurídico? Quer dizer, precisamente no que diz ao ensino jurídico do curso de direito da UFPEL, os alunos se sentem preparados e capacitados profissionalmente para o desempenho da profissão, de forma ética, humanizada e ecológica, de modo a potencializar a efetivação do acesso à justiça? Para levantar essa discussão, a presente pesquisa parte da 4ª onda renovatória de acesso à justiça, que considera a ética profissional e o ensino jurídico elementos indissociáveis da busca pela efetivação do acesso à justiça. Além do referencial teórico de base, a pesquisa pretende diagnosticar o perfil do ensino jurídico da Universidade Federal de Pelotas/RS, levando em consideração o seu projeto pedagógico, a matriz curricular e a perspectiva dos alunos ingressantes, formandos e egressos, por meio de aplicação de questionários. Nesse sentido, por meio da utilização do método hipotético-dedutivo e da pesquisa empírica, com aporte descritivo e análise de dados, em abordagem qualitativa, a pesquisa pretende apresentar perspectivas de transformação do acesso à justiça, a partir de um ensino jurídico ético, humanizado e ecológico.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Karinne Emanoela Goettems dos
dc.subject.cnpq1DIREITOpt_BR
dc.subject.cnpq2ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.cnpq3DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples