Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Barbara de Farias Betemps da
dc.date.accessioned2025-01-23T10:17:12Z
dc.date.available2025-01-22
dc.date.available2025-01-23T10:17:12Z
dc.date.issued2023-03-08
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara de Farias Betemps da. Egressas Cotistas da Faculdade de Direito da UFPEL: relação entre o direito social à educação (superior) e mercado de trabalho. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14833
dc.description.abstractSocial rights emerged with force after the Second World War and their proclamation demonstrates the concern to guarantee the social well-being of the citizen, guaranteeing, among some rights, the social right to education and the social right to work. In this sense, the present study aims to analyze how the exercise of the social right to (higher) education by graduates with social quotas, from the Faculty of Law of the Federal University of Pelotas, produces effects on the precariousness of work, in the period between 2019 and 2021. In legal terms, this research is based on Law nº 12.711/2012, which deals with quotas. The intended focus of the study is to verify the extent to which the guarantee of the exercise of the social right to education, in higher education, has repercussions so that graduates by social quotas of the Faculty of Law, of the Federal University of Pelotas - UFPEL, are inserted in the market of work, in vacancies in the legal area, so that it is possible to map the insertion in the labor market with the verification of its insertion in the respective area, as well as its repercussion in the face of the precariousness of the labor market and the effects of access by social quotas to higher education to reduce inequalities. The present research, of a qualitative nature, is based on the hypotheticaldeductive method, in which it is intended, from the case study, to confirm whether the hypothesis proposed above, that access to education after the Quota Law was not enough to guarantee the inclusion of law graduates in legal vacancies in the city of Pelotas. Aiming to verify whether the insertion in the labor market is related to the exercise of the right to education through the policy of quotas, affirmative action that aims to minimize the inequality experienced by socially vulnerable groups of low income and excluded by race, through the advancement in schooling.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectDireito social à educaçãopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleEgressas cotistas da Faculdade de Direito da UFPEL (2019-2021): relação entre o direito social à educação (superior) e mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeQuota holders from the Faculty of Law of UFPEL: relationship between the social right to education (higher) and the labor marketpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-5874-7903pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3909645543296676pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-1118-1575pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9806421589183882pt_BR
dc.description.resumoOs direitos sociais surgiram com força após a Segunda Guerra Mundial e a sua proclamação demonstra a preocupação em garantir o bem-estar social do cidadão garantindo, dentre alguns direitos, o direito social à educação e o direito social ao trabalho. Nesse sentido, o presente estudo visa analisar como o exercício do direito social à educação (superior) por egressas com cotas sociais, da faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, produz efeitos sobre a precarização do trabalho, no período entre 2019 a 2021. Em termos legais, esta pesquisa parte da Lei nº 12.711/2012, que trata sobre cotas. O enfoque pretendido do estudo é, verificar em que medida a garantia do exercício do direito social à educação, na educação superior, repercute para que egressas por cotas sociais da faculdade de Direito, da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, sejam inseridas no mercado de trabalho, em vagas na área jurídica, de modo que seja possível mapear a inserção no mercado de trabalho com a verificação da sua inserção na respectiva área, bem como sua repercussão face a precarização do mercado de trabalho e os efeitos do acesso por cotas sociais a educação superior para a redução de desigualdades. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como base o método hipotético-dedutivo, no qual se pretende a partir do estudo de caso, para confirmar se a hipótese acima proposta, de que o acesso à educação após a Lei de Cotas não foi suficiente para garantir a inserção das bacharelas em direito em vagas jurídicas na cidade de Pelotas. Almejando verificar se a inserção no mercado de trabalho encontra relação com o exercício do direito à educação através da política de cotas, ação afirmativa que visa minimizar a desigualdade vivenciada por grupos socialmente vulneráveis de baixa renda e excluídos por raça, por meio do avanço na escolaridade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Scott Junior, Valmor
dc.subject.cnpq1DIREITOpt_BR
dc.subject.cnpq2DIREITO PUBLICOpt_BR
dc.subject.cnpq3DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem