Mostrar el registro sencillo del ítem
Identidade surda, letramento matemático e aprendizagem: os enunciados matemáticos e as possibilidades de resolução de questões
dc.creator | Silveira, Lucia Helena Fialho Pereira da | |
dc.creator | Nascimento, Denise | |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T11:58:25Z | |
dc.date.available | 2025-01-06T11:58:25Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Lucia Helena Fialho Pereira da; NASCIMENTO, Denise. Identidade surda, letramento matemático e aprendizagem: os enunciados matemáticos e as possibilidades de resolução de questões. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14777 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho é o resultado da pesquisa realizada em torno do Estado do Conhecimento (EC), objetivando identificar o que já se tem produzido no espaço acadêmico, visando elucidar os caminhos que percorrerei, para a investigação e produção da dissertação de mestrado, no do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (PPGEMAT/UFPel). Para tanto, a pesquisa baseou-se na metodologia apresentada por MOROSINI, SANTOS e BITTENCOURT (2021), seguindo uma composição de etapas que objetivam o encontro de documentos acadêmicos que contemplem as especificidades da pesquisa a ser desenvolvida. A pesquisa se deu de forma qualitativa, analisando a partir do material coletado as descobertas e contribuições, no âmbito da Educação Matemática para surdos, com o foco na pedagogia visual. Sobre isso, LEBEDEFF (2017, p. 228) diz que “[...] pessoas surdas veem, as coisas são visuais para os surdos e é pela visão que se acessa a tudo”. De acordo com SKLIAR, “ [...] e isso significa que todos os mecanismos de processamento da informação, e todas as formas de compreender o universo em seu entorno, se constroem como experiência visual” (SKLIAR, 1998, p.28). Desta forma, apresentaremos aqui os resultados da pesquisa realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Este artigo trará apenas um recorte da pesquisa realizada em torno do EC, destacando as etapas realizadas e os achados que farão parte da pesquisa de Mestrado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Identidade surda | pt_BR |
dc.subject | Letramento matemático | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Identidade surda, letramento matemático e aprendizagem: os enunciados matemáticos e as possibilidades de resolução de questões | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |