• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A constituição do sujeito infantil moderno na cultura impressa portuguesa do século XVIII

Thumbnail
Visualizar/Abrir
FernandoRipe.TeseFinal.pdf (5.864Mb)
Data
2019-12-20
Autor
Cruz, Fernando Cezar Ripe da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A tese de doutoramento, inscrita no campo da História da Educação, problematiza a constituição do sujeito infantil moderno por meio das práticas discursivas presentes na cultura impressa portuguesa do final do século XVII e ao longo de todo o século XVIII, em especial em obras que foram escritas e/ou traduzidas por religiosos, médicos e pedagogos, que, entre outros, estabeleceram um conjunto de normas coletivas para educar e criar as crianças. No período, os discursos que enunciavam modos de andar, de gesticular, de falar, de brincar, de cultivar amizades, de se portar à mesa, de dormir, de rezar, de inibir partes do corpo, de estudar, etc. foram elaborados, discutidos e confrontados por diferentes agentes letrados que pretendiam promover um processo de controle das condutas sociais, produzidas por um certo regime de educabilidade, que visava à promoção de uma sociedade com regras e interdições. Tais enunciados emergem em diferentes situações e contextos, dando nota da relevância de percebê-los em suas mudanças ocorridas tanto nos campos médicos e pedagógicos, como ao longo do processo de transformação dos modos de viver no universo cristão do Antigo Regime português. Tomamos como conceito de educação o processo social de modelação de hábitos, costumes e valores, cuja finalidade é alcançar determinados propósitos por meio de regimes específicos de educabilidade. Deste modo, trata-se de uma pesquisa histórica fundamentada na filosofia e na historiografia francesa e portuguesa – notadamente inspirada nas proposições de Michel Foucault – para examinar, no entendimento moderno, as práticas e formações discursivas, os dispositivos, o governamento e a inteligibilidade de um longo período nos processos de constituição do sujeito infantil. Nesse sentido, defende-se como hipótese a possibilidade de a infância ter se constituído discursivamente através do dispositivo da cultura impressa, influenciada por um pensamento moderno que oscilava entre o científico e o religioso, a partir de orientações prescritas em algumas obras publicadas e/ou traduzidas em Portugal nos séculos XVII e XVIII, com a intenção de produzir específicos modos de ser sujeito infantil moderno, fundamentado em um conjunto de técnicas, de saberes e poderes que incitaram a operar modificações no corpo, na consciência e na alma dos sujeitos infantis.
 
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14710
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [794]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV