• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A avaliação da aprendizagem de estudantes surdos: um estudo no contexto do ensino de química do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense em Pelotas/RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
dissertacao_raquel_lucques_santos.pdf (1.547Mb)
Data
2023-08-23
Autor
Santos, Raquel Lucques dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se mostra a avaliação da aprendizagem de estudantes surdos na disciplina de Química no Instituto Federal Sul-rio-grandense, nos câmpus Pelotas e campus Visconde da Graça. Ela possui caráter qualitativo e foi dividida em dois momentos. O primeiro momento foi a análise das leis e diretrizes vigentes sobre a Avaliação da Aprendizagem na Educação de Surdos e um Estudo Exploratório na plataforma CAPES/CAFe. No segundo momento as análises foram desenvolvidas com base em um estudo empírico realizado através de entrevistas com três docentes, dois discentes surdos e três psicopedagogas do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas e Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Visconde da Graça (CaVG). Por meio das entrevistas realizadas foram originadas três categorias finais, definidas como: A compreensão, experiência, adversidades e recursos utilizados na avaliação da aprendizagem na educação de Surdos pelo olhar docente; A importância do Atendimento Educacional Especializado e o olhar das psicopedagogas na avaliação da aprendizagem; e As reflexões e as sugestões dos discentes surdos no contexto da inclusão e avaliação da aprendizagem no Ensino de Química. Como resultado, foram percebidas algumas lacunas existentes no Ensino de Química para surdos, como a carência na formação docente, falta de diálogo entre docentes, discentes e setor AEE dentro das instituições, falta de conscientização acerca das especificidades surda, inclusão excludente, falta de profissionais especializados, barreiras linguísticas e avaliações incoerentes. Os relatos mostraram que avaliar a aprendizagem de estudantes em Química requer abordagens adequadas e sensíveis às suas necessidades educacionais. Neste sentido, a colaboração entre educadores, discentes surdos, setor AEE e a comunidade escolar como um todo é essencial para garantir avaliações justas e inclusivas em Química e em todas as disciplinas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14665
Collections
  • PPGQ: Dissertações e Teses [244]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV