dc.creator | Luz, Louise Gonçalves da | |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T18:36:18Z | |
dc.date.available | 2024-11-07T18:36:18Z | |
dc.date.issued | 2022-03-22 | |
dc.identifier.citation | LUZ, Louise Gonçalves. Luz e sombra na representação arquitetônica e cinematográfica: Intersecções entre Kogan e Bergman. Orientadora: Adriane Borda Almeida da Silva, 2021. 111f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14531 | |
dc.description.abstract | This study comprehends the associations between the architectural of Márcio Kogan with some aesthetic elements present in the Swedish filmmaker’s filmography Ingmar Bergman. Kogan explains in his speech
the inspiration coming from cinema and, particularly, his attraction by Bergman’s work. Among the elements that suggest such connections there are the strategies of light and shadow use to compose his images. To the investigation, it was made an analytic and comparative procedure between photographs of Kogan’s work, available by the architect himself, and photographs acquired of a decoupage process of Bergman’s movies, to select images that could show the referred connections. Through graphic geometry procedures, it was observed the correspondences of formal organization between the images involved. It
was sought, with these, comprehends some of aspects that can elucidate about how this architect transpose experience with the cinematography to his project practice. The study results refer to graphical schemes that connect one way of formal organization correspondent between architectural and cinematographic images, associated to a reflexive speech which highlights the value of project process contributions investigated by Kogan, marked by his provocative look to cinema, to an architecture formative context. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Cinema e Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Luz e sombra | pt_BR |
dc.subject | Gráfica digital | pt_BR |
dc.subject | Geometria gráfica | pt_BR |
dc.subject | Cinema and Architecture | pt_BR |
dc.subject | Light and shadow | pt_BR |
dc.subject | Digital graphic | pt_BR |
dc.subject | Graphic geometry | pt_BR |
dc.title | Luz e sombra na representação arquitetônica e cinematográfica: intersecções entre Kogan e Bergman | pt_BR |
dc.title.alternative | Light and shadow in architectural and cinematographic representation: Intersections between Kogan and Bergman | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8053433457750330 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3860172079417937 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo buscou compreender as associações entre a obra arquitetônica de Márcio Kogan com alguns elementos estéticos presentes na filmografia do cineasta sueco Ingmar Bergman. Kogan explicita em seu discurso a inspiração vinda do cinema e,
particularmente, sua atração por obras de Bergman. Dentre os elementos que sugerem tais conexões têm-se as estratégias de uso de luz e sombra para compor suas imagens. Para a investigação, realizou-se um procedimento analítico e comparativo entre as fotografias de obras de Kogan, disponibilizadas pelo próprio arquiteto, e as fotografias advindas de um processo de decupagem de filmes de Bergman, para selecionar imagens que pudessem evidenciar as referidas conexões. Por meio de procedimentos de geometria gráfica, foram observadas as correspondências de organização formal entre as imagens envolvidas. Buscou-se, com isto, compreender alguns dos aspectos que possam elucidar sobre como este arquiteto transpõe a experiência com a cinematografia para sua prática projetual. O estudo envolveu a representação digital como método projetivo, em especial quanto ao potencial de previsão da luz e sombra. Os resultados do estudo referem-se aos esquemas gráficos, que conectam uma maneira de organização formal correspondente entre imagens arquitetônicas e cinematográficas, associados a um
discurso reflexivo que destaca o valor das contribuições do processo projetual investigado de Kogan, marcado pelo olhar provocativo do cinema, para o contexto formativo de arquitetura. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva , Adriane Borda Almeida da | |
dc.subject.cnpq1 | ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |