dc.creator | Almeida, Alessandra Londero | |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T11:26:58Z | |
dc.date.available | 2024-11-06 | |
dc.date.available | 2024-11-07T11:26:58Z | |
dc.date.issued | 2023-03-03 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Alessandra Londero. Os caminhos da memória, da história e do esquecimento na formação de professores da infância. Orientadora: Maiane Liana Hatschbach Ourique. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14518 | |
dc.description.abstract | This research investigates the paths of memory, history and forgetting in the training
of childhood teachers. The study is linked to the line of research of Teacher training,
teaching, educational processes and practices of the Graduate Program in Education
at the Federal University of Pelotas. The theme is built from a combination of two
aspects: the teacher-researcher’s concerns and the studies of Paul Ricoeur’s writings
(1913-2005). Its main objective is to identify how the paths of memory, history and
forgetting comprise the teaching trajectory of childhood teachers, in order to perceive
the fabric that holds the personal and professional dimensions, expressing their
meaning insofar as subjectivity recognizes its experience (or circumvents itself). The
following question is presented as a research problem: To what extent does
narrativity contribute as a strategy to access the paths of memory, history and
forgetting followed by childhood teachers in their professorality? As a qualitative
methodological investigation which follows the understandings of the reconstructive
hermeneutics, the research used an exploratory questionnaire and conversation
circles as gateways to the narratives of the research subjects - childhood teachers
from the field of Early Childhood Education. The comprehensive horizon of the
teachers' accounts indicates that their narratives reverberate in the recognition of
oneself and the other in their relationships in the institutions. Furthermore, the
research shows that the comprehensive encounter with oneself (and the world), the
narrativity of childhood and the synchronicity between memories and teaching are
paths that permeate professorality and have repercussions on the training of
childhood teachers. In addition, these paths strengthen the fabric that holds personal
and professional dimensions, recognizing the meaning of life experiences and their
potential for the perception of the other. This formative fabric vibrates as the
multiplicity of voices is welcomed in the narratives about our historicity. Therefore,
recognizing these dimensions is one of the challenges to make professorality a
distinct path to each subject. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Esquecimento | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Professores da infância | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Forgetting | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Childhood teachers | pt_BR |
dc.title | Os caminhos da memória, da história e do esquecimento na formação de professores da infância | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1427796749876555 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3241620845064515 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa versa sobre os caminhos da memória, da história e do
esquecimento na formação de professores da infância. Vincula-se à Linha de
Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. A
temática se constrói a partir da combinação de dois momentos: decorrente das
inquietações da professora-pesquisadora e a partir de estudos sobre as
contribuições de Paul Ricoeur (1913-2005). Almeja-se como objetivo principal
identificar como os caminhos da memória, da história e do esquecimento compõem
a trajetória docente de professores da infância, a fim de perceber a teia que acolhe
as dimensões pessoais e profissionais, expressando seu sentido na medida em que
a subjetividade reconhece a sua experiência (ou contorna-se a si mesma).
Apresenta-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Em que medida a
narratividade contribui como estratégia para acessar os caminhos da memória, da
história e do esquecimento percorridos por professores da infância em sua
professoralidade? A pesquisa está ancorada na abordagem metodológica qualitativa
e no percurso de compreensão da hermenêutica reconstrutiva, utilizando como
instrumentos de acesso às narrativas dos sujeitos pesquisados - professores da
infância, atuantes no campo da Educação Infantil - um questionário exploratório e
rodas de conversa. O horizonte compreensivo das manifestações das vozes dos
professores indicam que as narrativas repercutem no reconhecimento de si e do
outro, nas relações dentro das instituições. Ademais, a pesquisa elucida que o
encontro compreensivo de si (e de mundo), a narratividade da infância e a
sincronicidade entre memórias e docência são caminhos que atravessam a
professoralidade e repercutem na formação de professores da infância. Além disso,
esses caminhos fomentam a teia que acolhe as dimensões pessoais e profissionais,
reconhecendo o sentido das experiências de vida e tornando-as potência para a
percepção do outro. Essa teia formativa vibra na medida que a expressão da
multiplicidade de vozes é acolhida nas narrativas tecidas sobre nossa historicidade.
De modo que, reconhecer essas dimensões é um dos desafios para tornar a
professoralidade um caminho próprio de cada sujeito. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |