Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCava, Lívia Ávila
dc.date.accessioned2024-11-06T17:26:07Z
dc.date.available2024-11-06T17:26:07Z
dc.date.issued2022-05-30
dc.identifier.citationCAVA, Lívia. (De)codificando o (In)visível: O design de interação como uma abordagem sensível para o projeto de interfaces tangíveis. 2022. Trabalho de dissertação – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14494
dc.description.abstractInteraction design is an area that studies human experience and all aspects involved in the communication between objects and individuals. Such as inclusive design is grounded in a user-centered design approach and emphasizes the feeling of empathy in the process of thinking about effective solutions. Among all different types of interaction, tangible interfaces establish a connection between the physical and digital worlds through gesture-based interactions. Combining the manipulation of concrete objects and digital elements, tangible interfaces have the potential to enhance learning. Enlightened by these concepts, this research intends to investigate how designers have produced tangible interfaces projects in the most recent years. The goal is to recognize methods and repertory that could subsidy the production of assistive resources focused on the reading and interpretation of architectural heritage inserted in museum contexts and select guidelines to support projects with tangible interfaces. The theoretical discussions present the concept of user experience (cf. NORMAN, 1988; 2004; DESMET AND HEKKERT, 2007); interaction design (BENYON, 2005; GARRETT, 2010; ROGERS, SHARP AND PREECE, 2011;); and inclusive design (HOLMES, 2016). Guided by the methodological proposal of the systematic review process described by Felizardo et al. (2017), the work searches for studies that describe the development of tangible interfaces. It was determined to investigate scientific productions published in the most relevant journals in the area of technology and architectural representation. All final studies selected were analyzed considering Benyon's (2005) precepts, which establish four elements involved in interaction design: People, Activities, Context, and Technology. As a result, it was possible to identify the main methods that conduct the process of developing tangible interface projects, and how to contemplate the user experience. According to the comparison between the theoretical references and the information obtained in the systematic review, it was possible to select guidelines that support the development of assistive resources aimed at representing the architectural heritage, inserted in the exhibition context. As a contribution, it is expected to stimulate the production of assistive resources from user experience bias. For contribution, the study expects to encourage the production of assistive resources from user experience bias.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectRepresentação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectInterfaces tangíveispt_BR
dc.subjectArchitectural representationpt_BR
dc.subjectUser experiencept_BR
dc.subjectTangible interfacespt_BR
dc.title(De)codificando o (In)visível: o design de interação como uma abordagem sensível para o projeto de interfaces tangíveis.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5076689005328197pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3860172079417937pt_BR
dc.description.resumoO design de interação é uma área que estuda a experiência humana e todos os aspectos envolvidos na comunicação entre objeto e indivíduo. Assim como o design inclusivo, baseia-se na abordagem do design centrado no usuário, e enfatiza o sentimento de empatia na elaboração de soluções mais efetivas. Dentre os diversos tipos de interação, as interfaces tangíveis combinam o mundo físico e o digital através de interações baseadas em toque. Dessa forma, têm o potencial de promover o aprendizado por meio da manipulação de objetos físicos, conectados a elementos digitais. Esta pesquisa fundamenta-se nesses conceitos para investigar como os projetos de interfaces tangíveis inseridos em ambientes museais vem sendo desenvolvidos nos últimos anos. O objetivo geral é reconhecer métodos e repertórios que subsidiem a produção de recursos assistivos direcionados a leitura e interpretação do patrimônio arquitetônico inseridos em contextos museais; e, com base nessa compilação, elencar diretrizes voltadas para apoiar projetos de interfaces tangíveis. As discussões teóricas tratam do conceito de experiência do usuário (cf. NORMAN, 1988; 2004; DESMET E HEKKERT, 2007); design de interação (BENYON, 2005; GARRETT, 2010; ROGERS, SHARP E PREECE, 2011;); e design inclusivo (HOLMES, 2016). A proposta metodológica do trabalho é orientada pelo processo de revisão sistemática descrito por Felizardo et al. (2017). A busca por estudos que apresentam o desenvolvimento de interfaces tangíveis tem origem nas produções científicas publicadas em periódicos considerados relevantes para área da tecnologia e representação em arquitetura. Os artigos finais selecionados são analisados frente aos preceitos de Benyon (2005), que estabelecem quatro elementos envolvidos no design de interação: Pessoas, Atividades, Contexto e Tecnologia. Como resultado, foram identificados: os principais métodos que tem impulsionado o processo de desenvolvimento de projetos de interfaces tangíveis; e como a experiência do usuário tem sido considerada. A partir da comparação entre os referenciais teóricos e as informações obtidas na revisão sistemática, foi possível elencar diretrizes de apoio para o desenvolvimento de recursos assistivos direcionados a representação do patrimônio arquitetônico, inseridos no contexto expositivo. Como contribuição, espera-se estimular a produção de recursos assistivos sobre o viés da experiência do usuário.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adriane Borda Almeida da
dc.subject.cnpq1ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem