Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorVieira, Maicon Farias
dc.date.accessioned2024-11-04T14:31:00Z
dc.date.available2024-11-04T14:31:00Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.citationVIEIRA, MAICON FARIAS. Narrativas de Nèg: ecos de temas-encruzilhadas das vozes negras de migrantes docentes e de uma negro linguística aplicada. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14463
dc.description.abstractLa tesis aquí presentada tiene como objetivo analizar cómo y cuáles caminos performativos y temas-cruces son producidos en las performances narrativas de profesores negros migrantes frente a sus trayectorias y vivencias en Brasil. Los referenciales teóricos fueron construidos a partir de los conceptos de lengua/lenguaje (FREITAS; MOITA LOPES, 2017; MUNANGA, 2020; NASCIMENTO, 2019; RAJAGOPALAN, 2003), raza (FANON, 2008; MBEMBE, 2020; MUNANGA, 2020; NASCIMENTO, 2019), migración (BRASIL, 1988; 2017; ONU, 1948; 2016; SAVADOGO, 2021; VENTURA, 2017) y sus cruces (MARTINS, 1997; 2003; RUFINO, 2019). La pesquisa cualitativa posee como metodología las narrativas (CLANDININ, CONNELY, 2011; PAIVA, 2019) y los cruces (MARTINS, 1997; 2003; RUFINO, 2019), tuvo cuatro participantes, dos del continente africano y dos del continente americano, que fueron situados en el espacio performativo de Nèg, con la finalidad de mantener sus identidades preservadas. Fueron utilizados como instrumentos de pesquisa una entrevista narrativa (BASTOS; SANTOS, 2013; FREITAS, 2017; SANTOS, 2013) y una performance narrativa escrita para cada participante. El análisis ocurrió con base en el análisis temático (BRAUN, CLARKE, 2006; SOUZA, 2019) y resultó en caminos performativos que cruzan los temas-cruces racismo, racismo institucional, racismo estructural, democracia lingüística, democracia migratoria, antirracismo y representatividad, además de presentada una construcción teórica sobre un ramo para la Lingüística Aplicada que demuestra la utilización de voces negras en las autorías y participaciones llamadas negro lingüística aplicada. Se concluyó también que los temas-cruces aquí presentados promovieron discusiones relacionadas a la raza y al encuentro de esta con la migración y el lenguaje, resultando en la presencia de las falsas democracias lingüísticas y migratorias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectLenguajept_BR
dc.subjectRazapt_BR
dc.subjectMigraciónpt_BR
dc.titleNarrativas de Nèg: ecos de temas-encruzilhadas das vozes negras de migrantes docentes e de uma negro linguística aplicadapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0637172738189475pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9914415339003085pt_BR
dc.description.resumoA presente tese tem como objetivo analisar como e quais caminhos performativos e temas-encruzilhadas são produzidos nas performances narrativas de professores negros migrantes em relação a suas trajetórias e vivências no Brasil. Os referenciais teóricos foram construídos a partir dos conceitos de língua/linguagem (FREITAS; MOITA LOPES, 2017; MUNANGA, 2020; NASCIMENTO, 2019; RAJAGOPALAN, 2003), raça (FANON, 2008; MBEMBE, 2020; MUNANGA, 2020; NASCIMENTO, 2019), migração (BRASIL, 1988; 2017; ONU, 1948; 2016; SAVADOGO, 2021; VENTURA, 2017) e suas encruzilhadas (MARTINS, 1997; 2003; RUFINO, 2019). A pesquisa qualitativa utilizou como metodologia as narrativas (CLANDININ, CONNELY, 2011; PAIVA, 2019) e as encruzilhadas (MARTINS, 1997; 2003; RUFINO, 2019), teve quatro participantes, dois do continente africano e dois do continente americano, que foram alocados no espaço performativo de Nèg, com a finalidade de manter suas identidades preservadas. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa uma entrevista narrativa (BASTOS; SANTOS, 2013; FREITAS, 2017; SANTOS, 2013) e uma performance narrativa escrita para cada participante. A análise foi feita com base na análise temática (BRAUN, CLARKE, 2006; SOUZA, 2019) e resultou em caminhos performativos que encruzaram os temas-encruzilhadas racismo, racismo institucional, racismo estrutural, democracia linguística, democracia migratória, antirracismo e representatividade, além de ser apresentada uma construção teórica acerca de um ramo para a área da Linguística Aplicada que demonstre a utilização de vozes negras nas autorias e participações denominadas Negro Linguística Aplicada. Concluiu-se também que os temas-encruzilhadas aqui apresentados promoveram discussões relacionadas à raça e ao encontro cruzado desta com a migração e a linguagem, resultando na presença das falsas democracias linguísticas e migratórias.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem